Connect with us

POLÍCIA

Autoridades militares e civis são agraciadas com as condecorações “Homens do Mato” da Polícia Militar

Publicado

em

A Polícia Militar de Mato Grosso realizou a entrega das condecorações da Ordem “Homens do Mato”, na tarde desta segunda-feira (04.09), em Cuiabá. A solenidade foi realizada no Quartel do Comando-Geral e homenageou cerca de 80 autoridades militares e civis, com ações e méritos relevantes em contribuição à história da PMMT e segurança pública do Estado.

As condecorações são as honrarias máximas concedidas pela instituição e são divididas pelas categorias: Grande Oficial, Grau Oficial e Grau Cavalheiro. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, agradeceu a presença dos homenageados na solenidade e relembrou a história da instituição em que a primeira estrutura de polícia existente dentro do Estado levava a denominação “Homens do Mato”.

“Estamos completando 188 anos da nossa instituição, que começou com um pequeno grupo de homens, chamados de “Homens do Mato”, que foram criados desde sempre para defender a sociedade mato-grossense. Hoje, somos quase 7 mil homens e mulheres, distribuídos em todos os municípios, que passaram por muita evolução e aprendizado, mas que continuam mantendo a missão, que é defender a sociedade mesmo com o risco da nossa própria vida”, ressaltou.

“Com esta honraria, nós queremos agradecer a todas as pessoas, que direta e indiretamente acreditam em nossa instituição, no nosso trabalho e na missão em que nos foi dada”, completou o coronel Mendes.
O secretário de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso, coronel PM César Roveri, também esteve presente na solenidade e falou sobre o reconhecimento e merecimento dos homenageados com a honraria concedida pela Polícia Militar.

“Parabenizo a todos que receberam esta condecoração, que é a mais alta honraria que a instituição apresenta, onde reconhece seus profissionais e personalidades que contribuem com a Polícia Militar. Sintam-se muito honrados em recebê-la e tenham orgulho deste merecimento”, afirmou o secretário.

O desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Ítalo Mendes, foi um dos agraciados com a medalha da Ordem “Homens do Mato” Grande Oficial. O magistrado, que é natural da cidade de Diamantino, no interior do Estado, parabenizou a Polícia Militar pelos 188 anos de história.

“Quanto orgulho dessa gloriosa Polícia Militar, estamos aqui diante de tantos militares e civis, mas também não posso deixar de voltar os meus olhos para aqueles policiais dos locais mais distantes que estão cumprindo com sua função e seu chamado, do Sul ao extremo Norte do Estado. Por isso, quando esta instituição completa mais um aniversário, só posso desejar que Deus abençoe sempre a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso”, salientou o desembargador.
Além disso, as condecorações da Ordem “Homens do Mato” foram concedidas para outras personalidades militares e civis, sendo alguns destes a desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Serly Marcondes; a Defensora Pública-Geral, Maria Luziane Castro; a delegada-geral da Polícia Judiciária Civil, Daniela Maidel; e o prefeitos municipais Thiago Castellan (Santa Terezinha) e Érico Gonçalves (Guarantã do Norte), entre demais autoridades.

Também dentro da solenidade, seis policiais militares foram homenageados com a entrega da medalha Mérito de Sangue “Tenente Neteslau Brachtel Dewulski”, destinada a agraciar oficiais e praças da Polícia Militar de Mato Grosso, que tenham sido feridos em ações, durante missões de trabalho e/ou ocorrências. Um dos homenageados foi o major Wilson Pereira Padilha Neto, que foi baleado durante uma tentativa de roubo, no ano de 2012.

“Quando eu ainda era aspirante da Polícia Militar, houve uma situação de tentativa de roubo com um confronto armado, onde fui baleado pelos criminosos com quatro disparos de arma de fogo, onde um desses tiros transfixou o meu coração e outros tiros atingiram meu braço, perna e mão”, explica.

O major ainda conta que foi rapidamente socorrido, com todo o suporte da Polícia Militar, e agradeceu diretamente ao coronel médico-cirurgião Nadim Amui Júnior (falecido no ano passado) que foi o responsável por realizar sua cirurgia de emergência.

“É um sentimento de gratidão a Deus, por ter proporcionado que eu estivesse aqui neste momento e gratidão ao coronel Nadim, que foi meu anjo da guarda e ferramenta divina que possibilitou toda a minha recuperação. É uma satisfação enorme poder participar deste momento e receber esta tão honrosa medalha”, agradece o major Neto, que atualmente é comandante do 22º Batalhão de PM, em Peixoto de Azevedo.

Também estiveram presentes na solenidade o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Neves; o secretário-adjunto de Segurança Pública, coronel PM Heverton Mourett, a comandante-geral adjunta da PMMT, coronel Francyanne Siqueira Chaves; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, coronel Alessandro Borges; o secretário municipal de Ordem Pública de Várzea Grande, coronel PM Alessandro Ferreira; o secretário-adjunto de Administração Penitenciária, Jean Gonçalves; o subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, coronel Wilker Soares Sodré, o corregedor-geral da PMMT, Fábio Andrade, entre demais autoridades militares e civis.

Fonte: PM MT – MT

Continue Lendo

POLÍCIA

Polícia Civil prende em flagrante autor de homicídio de motorista de aplicativo

Publicado

em

Por

A Delegacia Municipal de Alta Floresta prendeu em flagrante no sábado (21.09), o autor do homicídio de um motorista de aplicativo, encontrado morto às margens da MT-325.

O crime ocorreu na sexta-feira. O corpo de Edilson Franceschini, de 45 anos, foi encontrado perto do seu carro, na rodovia.

A unidade policial de Alta Floresta foi acionada e os investigadores iniciaram diligências para identificar o autor do homicídio. Após uma apuração intensa, o suspeito foi localizado.

A arma usada no crime foi apreendida na residência do suspeito, assim como uma motocicleta utilizada por ele para cometer o homicídio.

Conforme a investigação, o assassinato teria sido motivado por um crime supostamente cometido pela vítima, o que não está confirmado. Uma facção criminosa teria decidido a punição contra a vítima, que não faz parte da organização criminosa.

A Polícia Civil apurou ainda que a arma utilizada no crime foi furtada em Alta Floresta, em 2018.

O autor do crime foi autuado em flagrante pelo homicídio qualificado e aguarda apresentação em audiência de custódia.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora