Connect with us

MATO GROSSO

Secel abre inscrições para prêmio que reconhece destaques do esporte mato-grossense

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) abriu inscrições para a segunda edição do Prêmio Sabino Albertão, que busca reconhecer projetos, atletas, treinadores, instituições e representantes da comunicação esportiva que se destacaram no último ano, de acordo com os resultados obtidos entre julho de 2022 e julho de 2023. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet até o dia 24 de setembro.

“Esta é a segunda edição do prêmio, e pretendemos repetir o sucesso do ano passado. Para 2023, implantamos melhorias, como a inscrição online, que facilita o processo para os candidatos e para quem deseja sugerir indicados para concorrer aos destaques do ano”, explicou o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Jefferson Neves.

Além disso, Jefferson acrescentou a importância do prêmio para homenagear e reconhecer o trabalho de profissionais e instituições do esporte no Estado.

“O prêmio é uma grande celebração do esporte e, além de nomear os destaques, é uma forma de valorizar e incentivar o trabalho de atletas, esportistas, gestores, personalidades e segmentos esportivos que estão contribuindo com o desenvolvimento do esporte de Mato Grosso”, pontuou.

São 13 categorias que concorrem ao prêmio.

As categorias de Atleta do Ano, Paratleta do Ano, Time do Ano e Técnico do Ano são voltadas a profissionais que alcançaram os melhores resultados no período.

Para as categorias Projeto de Iniciação Esportiva do Ano e Projeto Paralímpico do Ano, serão considerados os resultados obtidos pelos atletas ou times.

O Projeto Social do Ano terá o impacto positivo à comunidade avaliado.

As categorias Federação Destaque e Gestor Esportivo do Ano são destinadas a gestores esportivos, dividindo os profissionais ligados a federações de outros tipos de organização.

A imprensa esportiva também será premiada por meio das categorias “Comunicador do ano”, para os profissionais, e “Mídia esportiva do ano”, voltado para os veículos de comunicação.

Há ainda a categoria Amigo do Esporte, que vai premiar empresas, instituições ou pessoas que apoiam e incentivam o desenvolvimento do esporte no Estado.

Com exceção das outras categorias, a Hall da Fama é a única que não se limita ao período de julho de 2022 a julho de 2023, pois é um prêmio dedicado a pessoas que tem reconhecimento público pelo impacto positivo no esporte mato-grossense.

As inscrições podem ser feitas tanto pelos próprios candidatos ao prêmio quanto por pessoas ou instituições que gostariam de indicar os destaques para concorrer. Para comprovar os trabalhos ou resultados obtidos, é importante anexar documentos, fotos, vídeos e/ou link de notícias de veículos de imprensa como comprovantes.

A cerimônia de entrega está prevista para dezembro deste ano. Serão selecionados três candidatos por categoria, e o vencedor será anunciado no dia da premiação. Os destaques de cada categoria receberão um troféu.

Outras informações sobre o prêmio, podem ser obtidas pelo e-mail tsa@secel.mt.gov.br.
O nome do prêmio é uma homenagem ao professor e ex-secretário de Estado de Esportes e Lazer (1997 a 2002), Sabino Albertão Filho, responsável por várias contribuições ao esporte mato-grossense.

Entre as políticas públicas implantadas em sua gestão, estão a criação dos Jogos Estudantis de Mato Grosso, a implementação do Fundo de Desenvolvimento Desportivo (Funded) e a Lei de Incentivo ao Esporte em Mato Grosso.

Ele também foi professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), técnico de voleibol e desenvolveu trabalho intenso para criação da Escola Técnica em Cuiabá (hoje Instituto Federal de Educação Tecnológica). Juntamente com mais três professores, elaborou o projeto de implantação da Educação Física na Secretaria de Educação de Cuiabá.

Sabino Albertão Filho morreu em 22 de junho de 2021, em decorrência da Covid-19.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Primeira-Dama do Estado participa de assinatura do contrato que pode aumentar em mais de 80% atendimentos oncológicos no HCanMT

Publicado

em

Por

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, juntamente com o governador Mauro Mendes, participou, nesta quarta-feira (18.09), da assinatura do contrato entre o Governo do Estado e o Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) com a finalidade de formalizar os serviços de saúde ambulatoriais, transformando a unidade hospitalar em um Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon).

Para Virginia Mendes, os esforços para a conclusão do processo serão um alívio para a população e para os pacientes que enfrentam a saga dos processos de regulação, já que os atendimentos serão realizados todos no HCanMT, ainda definiu como uma ação histórica.

“Uma ação histórica. Foi uma alegria testemunhar este momento histórico para o Hospital de Câncer. Eu sei muito bem o que é passar por um câncer. São muitas dúvidas, medos e tantas situações que a gente enfrenta; o mínimo que uma pessoa nessa situação precisa é de um cuidado apropriado. Com o novo contrato, os pacientes não ficarão andando de um lado para o outro, pois tudo será realizado em um só lugar”, disse a primeira-dama de MT.

Ela agradeceu a união de esforços para a formalização do contrato. “Gratidão ao Governo do Estado pela sensibilidade, por entender a importância dessa ação; ao diretor-presidente do Hospital, Laudemi Nogueira, e sua equipe; ao meu querido amigo Gilberto Figueiredo, que, enquanto esteve à frente da SES, se dedicou a este projeto juntamente com sua equipe, e ao atual secretário da Saúde, Juliano Melo. Com certeza, muitas vidas serão salvas a partir desta iniciativa”, ratificou Virginia Mendes.

O governador Mauro Mendes também recordou o diagnóstico de câncer da primeira-dama Virginia Mendes e falou do desejo de ver mais pessoas contando histórias de superação da doença. “Cuidar da saúde nesta área é algo diferenciado, porque eu já vivi isso dentro da minha casa. Ver a agonia e descobrir que alguém que você ama está com câncer é muito dolorido. Graças a Deus conseguimos superar. Espero que mais pessoas possam contar a nossa história, que eu contei e conto da minha esposa ter passado por isso e por ter tido um bom tratamento”.

Com a formalização do contrato, a assistência oncológica no Estado será ampliada em mais de 80%. A parceria permitirá que a capacidade de atendimentos da unidade suba de 310.893 para 562.008 por ano, resultando em um acréscimo de 251.115 procedimentos.

O contrato prevê um investimento anual que passará de R$ 48,7 milhões para R$ 93,9 milhões. A proposta para o novo contrato foi elaborada pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), levando em consideração a real capacidade física e técnica do Hospital de Câncer, com base na produção ambulatorial e hospitalar de 2019 a 2023.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora