Connect with us

MATO GROSSO

Comarca de Chapada do Guimarães realiza Círculo de Paz com equipe multidisciplinar

Publicado

em

Os paredões de Chapada dos Guimarães (a 60 Km de Cuiabá), a bela visão de um dos mirantes da cidade, o cheiro e os sons da mata formaram o cenário do círculo de construção de paz, promovido pelo Núcleo Gestor de Justiça Restaurativa da Comarca com uma equipe multidisciplinar composta por membros do Judiciário, prefeitura, polícia civil, Defensoria Pública e Promotoria.
 
O tema do encontro, realizado em meio à natureza, foi “celebrando a vida’’ e fez parte da programação do Setembro Amarelo, que será desenvolvida na comarca durante todo o mês pelo juiz Renato José de Almeida Costa Filho, como forma de prevenção e combate ao suicídio.
 
O juiz diretor do fórum e instrutor do Nugjur, Leonísio Sales de Abreu, afirma que a ideia é que depois da prática restaurativa os participantes possam estar melhor preparados para auxiliar quem está precisando de ajuda.
 
“Todos trabalhamos com público. Então é importante a gente se valorizar, entender o excelente trabalho que cada um dos profissionais aqui exerce e escutá-los, pra que eles tenham essa sensação de pertencimento, para soltar as emoções, se conhecerem e aflorar a humanidade e reviver como é bom ter uma plenitude de vida. Assim, serão instrumentos afiados e conseguirão estender as mãos pra essas pessoas que estão em desiquilíbrio emocional. Desejamos que esses círculos de celebração da vida sejam estendidos”, destacou o magistrado.
 
A assistente social do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Chapada dos Guimarães, Andressa Vitória da Silva Figueiredo, estava no grupo e falou da primeira experiência com a metodologia, que em um ambiente acolhedor e seguro, busca fortalecer vínculos e o empoderamento, ressaltando a igualdade de valor e dignidade a todos os participantes.
 
“Pra mim foi um momento muito importante, muito gratificante porque a gente pôde perceber que as nossas dificuldades, no dia-a-dia, no nosso trabalho é algo normal, e que isso faz arte da realidade dos outros. Foi um momento, também, de reflexão e de se se conhecer melhor’, pontuou.
 
Já para a coordenadora do CRAS, a também assistente social Jussamara Soares do Nascimento, o círculo restaurativo foi uma grande oportunidade de compartilhamento, acolhimento e de lições que vão servir para a vida toda.
 
“Foi a chance de ouvir o próximo com mais amor, com mais empatia. Eu achei maravilhoso. Eu acho que a gente tem que ter esses círculos em todos os órgãos públicos. A gente trabalha em grupo, então há conflitos, há visões diferentes e nesse sentido os círculos podem ajudar a muito’’.
 
Setembro Amarelo – O dia 10 de mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo e esse ano o lema é “Se precisar, peça ajuda!”
 
De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS- em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Fonte: Associação Brasileira de Psiquiatria .
 
Fernanda Fernandes
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Primeira-Dama do Estado participa de assinatura do contrato que pode aumentar em mais de 80% atendimentos oncológicos no HCanMT

Publicado

em

Por

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, juntamente com o governador Mauro Mendes, participou, nesta quarta-feira (18.09), da assinatura do contrato entre o Governo do Estado e o Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) com a finalidade de formalizar os serviços de saúde ambulatoriais, transformando a unidade hospitalar em um Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon).

Para Virginia Mendes, os esforços para a conclusão do processo serão um alívio para a população e para os pacientes que enfrentam a saga dos processos de regulação, já que os atendimentos serão realizados todos no HCanMT, ainda definiu como uma ação histórica.

“Uma ação histórica. Foi uma alegria testemunhar este momento histórico para o Hospital de Câncer. Eu sei muito bem o que é passar por um câncer. São muitas dúvidas, medos e tantas situações que a gente enfrenta; o mínimo que uma pessoa nessa situação precisa é de um cuidado apropriado. Com o novo contrato, os pacientes não ficarão andando de um lado para o outro, pois tudo será realizado em um só lugar”, disse a primeira-dama de MT.

Ela agradeceu a união de esforços para a formalização do contrato. “Gratidão ao Governo do Estado pela sensibilidade, por entender a importância dessa ação; ao diretor-presidente do Hospital, Laudemi Nogueira, e sua equipe; ao meu querido amigo Gilberto Figueiredo, que, enquanto esteve à frente da SES, se dedicou a este projeto juntamente com sua equipe, e ao atual secretário da Saúde, Juliano Melo. Com certeza, muitas vidas serão salvas a partir desta iniciativa”, ratificou Virginia Mendes.

O governador Mauro Mendes também recordou o diagnóstico de câncer da primeira-dama Virginia Mendes e falou do desejo de ver mais pessoas contando histórias de superação da doença. “Cuidar da saúde nesta área é algo diferenciado, porque eu já vivi isso dentro da minha casa. Ver a agonia e descobrir que alguém que você ama está com câncer é muito dolorido. Graças a Deus conseguimos superar. Espero que mais pessoas possam contar a nossa história, que eu contei e conto da minha esposa ter passado por isso e por ter tido um bom tratamento”.

Com a formalização do contrato, a assistência oncológica no Estado será ampliada em mais de 80%. A parceria permitirá que a capacidade de atendimentos da unidade suba de 310.893 para 562.008 por ano, resultando em um acréscimo de 251.115 procedimentos.

O contrato prevê um investimento anual que passará de R$ 48,7 milhões para R$ 93,9 milhões. A proposta para o novo contrato foi elaborada pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), levando em consideração a real capacidade física e técnica do Hospital de Câncer, com base na produção ambulatorial e hospitalar de 2019 a 2023.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora