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MATO GROSSO

MT Ciências leva conhecimento científico para mais de 12 mil pessoas

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Com o objetivo de popularizar a ciência e a tecnologia no Estado, o projeto Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso, o MT Ciências, atendeu de janeiro a agosto deste ano 12.874 visitantes em 14 municípios/comunidades. Somente no mês de agosto, 2.344 pessoas conheceram as ações do projeto que, entre outras atividades, conta com experimentos científicos interativos e óculos de realidade virtual.

Unindo diversão e conhecimento, o MT Ciências é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), em convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). As ações itinerantes têm como objetivo levar para os 141 municípios conhecimentos importantes que cercam a ciência e mobilizam o cotidiano das pessoas.

A estrutura do projeto é composta por uma unidade móvel (carreta com baú adaptado), dividida em quatro salas de visitação, com 22 instalações e um escritório. Além dela, em todos os pontos de parada são montados, na parte externa, duas tendas infláveis com 10 instalações e um planetário digital. Durante o período em que permanece no município, toda a estrutura é utilizada para sensibilizar os visitantes sobre a importância da ciência e da biodiversidade do Estado.

Em Cuiabá foram registrados 3.788 atendimentos desde janeiro de 2023. Neste mesmo período, o município de Tangará da Serra contou com 1.785 visitantes, além de 1.591 em Nova Mutum, 1.280 no município de Juína e 833 em Água Boa.

A ação também percorreu as comunidades de Barão de Melgaço, Porto Brandão, São Pedro de Joselândia, São Lourenço de Fátima e Araguaína. Já durante o mês de agosto o projeto passou por mais quatro cidades, sendo elas Nova Brasilândia, Poxoréu, Reserva do Cabaçal e Várzea Grande.

De acordo com o coordenador do projeto, Marcos Natanael Silva de Andrade, o projeto vem conquistando cada vez mais espaço e efetivando parcerias importantes com prefeituras, escolas e outras instituições, alcançando números expressivos de atendimento.

“Ainda temos uma extensa agenda até o fim do ano em busca de proporcionar ao cidadão mato-grossense grandes vivências e experiências no contexto da ciência”, destacou.

Agenda

Em setembro, a primeira ação do mês será realizada em Vila Bela da Santíssima Trindade (a 520 km de Cuiabá), entre os dias 4 a 6. A carreta vai permanecer na Quadra Melânio Assumpção, região central do município. Além dos estudantes da rede municipal e estadual, as instalações também estarão disponíveis para visita da comunidade externa.

Para saber mais sobre as ações do MT Ciências, clique aqui.

Fonte: Governo MT – MT

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MATO GROSSO

Mato Grosso ocupa 4º lugar na promoção da educação étnico-racial nas escolas, segundo MEC

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Mato Grosso é, mais uma vez, destaque nacional na educação pública. O Estado ocupa o 4º lugar no ranking de Promoção da Equidade Racial na Educação com uma média de 65,9 pontos, muito acima da média brasileira de 48 pontos. Os dados foram divulgados no início desta semana, pelo Ministério da Educação (MEC), como parte da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq).

Na frente de Mato Grosso, aparecem os Estados de Rondônia (66.5 pontos), Distrito Federal (66,9) e Ceará (66,1).

Para a elaboração do ranking, o MEC formulou o índice Erer (Educação para as relações étnico-raciais), que avalia ações implementadas para a formação de professores, gestão escolar, material didático e financiamento para a educação étnico-racial das escolas das redes estaduais e municipais de ensino do país.

É a primeira vez em que um instrumento de análise dessas políticas educacionais é elaborado desde a criação da Lei nº 10.639/2003 (mais tarde alterada pela Lei nº 11.645/2008), que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas.¿

Segundo o diagnóstico, 16 das 27 redes estaduais de ensino (59,3%) disseram levar em consideração o efeito do racismo no desempenho dos alunos ou formular políticas para combater as desigualdades na aprendizagem. Já entre os municípios, 58,6% disseram levar isso em conta.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o resultado reflete as ações que valorizam a diversidade e combatem a discriminação como parte do Programa EducAção 10 Anos e da Política Antirracista desenvolvida em todas as 648 escolas da Rede Estadual, que incluem 05 unidades quilombolas e 70 indígenas.

“Fazemos uma abordagem da temática étnico-racial de forma transversal e contínua no currículo escolar ao longo de todo o ano letivo nas unidades escolares do estado”, disse.

Ações da Seduc

Em Mato Grosso, as ações de educação étnico-racial estão alinhadas à Política Antirracista e foram incorporadas aos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das escolas. Como apoio pedagógico, estão disponíveis em formato online o Caderno Pedagógico, as eletivas Ciências e Saberes Quilombolas Educação Escolar Quilombola e o Caderno Pedagógico: Educação Escolar Quilombola para os anos finais do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio.

Em 2024, a Seduc ofertou 340 horas em 15 cursos de formação a profissionais atuantes em todas as funções, sendo 03 deles em que a temática central foi equidade. Nos demais, o tema foi trabalhado de maneira indireta com focos similares ou complementares, atendendo mais de 25 mil servidores, o que representa 70% da rede.

Alan Porto destacou também que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai lançar, na primeira semana de dezembro, a cartilha “Mato Grosso: Por uma Educação Antirracista”. O material será disponibilizado em formato online e marcará um momento estratégico para desassociar o tratamento dessa temática exclusivamente ao mês de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.

Outra ação nesse sentido, que está em andamento, é o curso de Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas, através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e o MEC. Serão ofertadas 3.750 vagas gratuitas. As inscrições encerram-se no dia 15 de dezembro de 2024, e a aula inaugural será realizada no dia 05 de dezembro, com transmissão pelo YouTube.

Para o ano de 2025, a Seduc também planejou um cronograma de ações com encontros presenciais e virtuais para reforçar a importância de integrar essas temáticas às práticas pedagógicas de maneira contínua e efetiva.

“Com isso, a rede estadual de ensino reafirma o compromisso com uma educação mais inclusiva, plural e consciente, promovendo o letramento racial e valorizando as contribuições históricas e culturais dos povos afro-brasileiros, africanos e indígenas, conforme determina a legislação vigente. Uma realidade que começa na matrícula com a declaração de raça dos estudantes, garantindo informações completas e atualizadas”, conclui Alan Porto.

Fonte: Governo MT – MT

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