Suspeitos de integrarem associação criminosa, seis adolescentes foram apreendidos e um maior preso pela Polícia Civil, durante uma festa que acontecia na quinta-feira (31.08), em Pontes e Lacerda (448 km a oeste de Cuiabá).
O maior de 19 anos foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, associação criminosa, corrupção de menores e servir bebida alcoólica a menor de 18 anos. Os seis adolescentes foram autuados em ato infracional análogo aos crimes de tráfico de drogas e associação criminosa. No local foi localizado um pedaço grande de maconha, balança de precisão, além de celulares e outros materiais.
Durante diligências investigativas os policiais civis identificaram um endereço com grande movimentação de pessoas, com características de ponto de venda de entorpecentes.
Com base nos indícios a residência situada no bairro Vila Guaporé, passou a ser monitorada, sendo constatado que o local era frequentado por integrantes de uma facção criminosa, bem como era intenso o cheio de maconha.
Na tarde de quinta-feira (30), a equipe avistou o momento em que um adolescente, já apreendido em outra oportunidade por posse de arma de fogo e de drogas, chegou na casa.
Logo depois chegou outro menor, também já apreendido por ato infracional de tortura, em uma bicicleta carregando sacolas com bebidas alcoólicas e gelo. Na sequência chegou no endereço o terceiro menor de idade.
Diante dos fatos os investigadores se aproximaram e pelo portão que estava semiaberto, observaram que todos estavam reunidos na varanda do imóvel, ingerindo bebida alcoólica e fumando maconha.
Ato contínuo foi realizada a abordagem do grupo. No interior de um dos cômodos havia uma sacola com um pedaço grande de maconha, balança de precisão cinza e papéis utilizados para embalar as porções.
Entrevistados, os adolescentes apontados como indivíduos “faccionados”, informaram que estavam na casa para participar da festa, consumindo bebidas alcoólicas e drogas.
Os seis menores junto com o maior de idade, este morador do imóvel, foram encaminhados até a Delegacia de Pontes e Lacerda para esclarecimentos.
Os conduzidos foram ouvidos e autuados em flagrante e ato infracional, receptivamente, por associação criminosa, tráfico de drogas, corrupção de menores e servir bebida alcoólica a menor de 18 anos.
Após a confecção dos autos, o preso e os apreendidos, foram apresentados e colocados à disposição do Poder Judiciário.
Na tarde desta quinta-feira (21), por volta das 14h20, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um ônibus de passageiros na BR-364, km 211, em Rondonópolis (MT). O veículo seguia a linha Cascavel (PR) – Rio Branco (AC).
Durante a fiscalização, dois viajantes, uma mulher de 24 anos e um homem de 20 anos, chamaram a atenção por não responderem a questionamentos simples sobre o motivo da viagem, a origem e o destino. Eles informaram que residiam em Jaciara (MT), estavam vindo de Dourados (MS).
Ao verificar a bagagem registrada nas passagens, os policiais localizaram, no compartimento de carga do coletivo, 217 dispositivos eletrônicos de fumar, além de três resistências e 10 essências.
Esses itens, conhecidos como cigarros eletrônicos, têm comercialização e importação proibidas no Brasil, conforme a Resolução RDC nº 855/2024 da Anvisa, o que configura, em tese, o crime de contrabando.
Os dois passageiros foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis para os procedimentos cabíveis.