Publicado nesta segunda-feira (28), a parceria será dividida em etapas, sendo a primeira com oficinais de iniciação ao cinema, curso de direção cinematográfica, manutenção de equipamentos, direção de fotografias, designer gráfico, interpretação e capação de áudio para cinema e documentários. Em seguida, os aspirantes a cineastas também terão a oportunidade de atuar e contar as próprias experiências.
Os depoimentos darão vida ao documentário ‘Livramento’ que mostra a história de superação dos sorrisenses contra o vício das drogas.
“A primeira fase do projeto beneficiou dezenas de crianças de 09 a 15 anos. À época, mostramos a importância da família para mantê-los afastados do mundo das drogas. Nesta etapa, vamos além ao mostrar os danos trazidos pelo vício e a trajetória que os adictos percorrem para se livrar da dependência”, explica o presidente da entidade filantrópica, Gerson Winter.
“O intuito do documentário é estimular outras pessoas, em situação semelhante, a saírem dessa vida. Transmitindo aquela imagem positiva de que é possível abandonar o vício e ter uma vida saudável”, complementa o tesoureiro da Associação Cultural, Lucinir Cioato.
Renda extra
Durante o processo de qualificação, os participantes ainda podem ser remunerados pela prestação do serviço, um estímulo a mais para aqueles que buscam a reinserção no mercado de trabalho.
“Como em todos os setores, a área audiovisual precisa de bons profissionais. Estamos propondo duas soluções num único projeto, quais sejam a profissionalização e a geração de emprego e renda para um público que, infelizmente, ainda enfrenta muito preconceito”, observa o prefeito Ari Lafin.