Connect with us

MUNDO

Idalia se fortalece e passa a furacão antes de chegar à Flórida

Publicado

em

A tempestade tropical Idalia se transformou em furacão nesta terça-feira (29), depois de passar por Cuba e se aproximar da costa do Golfo da Flórida. As autoridades determinaram retiradas e pediram aos moradores que se preparem para possível grande tempestade de categoria 3, que atingirá o continente nesta quarta-feira.

A previsão é de que Idalia atinja o status de grande furacão – com ventos de pelo menos 179 quilômetros por hora – amanhã de manhã, antes de atingir a costa no mesmo dia, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami.

As últimas projeções mostraram que o centro do Idalia provavelmente cruzará a costa da Flórida em algum lugar na região de Big Bend.

O furacão estava se fortalecendo e a incerteza do seu percurso, à medida que se dirigia para o norte sobre as águas quentes do Golfo do México, colocou cerca de 14 milhões de moradores da Flórida sob alerta. 

As autoridades disseram que a principal ameaça de Idalia à vida humana resulta do aumento das paredes da água do mar, que seriam empurradas para o interior por ventos fortes, inundando áreas costeiras baixas.

Alertas de tempestade foram publicados em centenas de quilômetros de costa, desde a área de Sarasota, no norte, passando por Tampa e estendendo-se até o paraíso de pesca esportiva de Indian Pass, no extremo oeste da Baía de Apalachicola.

“Apertem os cintos”, disse o governador da Flórida, Ron DeSantis, em entrevista nessa segunda-feira.

Idalia deve atingir a categoria 3 – classificada como grande furacão – na escala de vento Saffir-Simpson de cinco níveis quando chegar à Flórida na quarta-feira, disse o NHC.

Seria o quarto grande furacão a atingir a Flórida nos últimos sete anos, depois do Irma em 2017, do Michael em 2018 e do Ian, que atingiu o pico na categoria 5, em setembro passado.

Em Cuba, moradores correram para deixar as cidades costeiras, proteger as casas e os barcos de pesca enquanto o Idalia permaneceu por horas, na segunda-feira, perto do extremo oeste do país. 

No meio da tarde, enchentes inundaram a pequena vila de pescadores de Guan, a uma hora de carro ao sul de Havana.

Ônibus transportavam mulheres e crianças para lugares mais altos, enquanto os ventos sacudiam os telhados e balançavam os barcos de pesca.

“Já tivemos dois dias de chuva”, disse Yadira Alvarez, 34 anos, enquanto se preparava para a retirada com seus cinco filhos. “Tentamos nos preparar, mas não importa o que façamos, tudo ficará encharcado.”

A água da chuva já havia chegado perto da altura dos joelhos dentro de casa, afirmou.

Fonte: EBC Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora