Connect with us

Cuiabá

Representantes da Secretaria de Habitação de Cuiabá participam de seminário sobre regularização fundiária

Publicado

em

Representantes da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária de Cuiabá, participaram nesta segunda-feira (28), do Seminário da Semana de Regularização Fundiária – Solo Seguro, realizado pela Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (CGJ-TJMT). Representando o prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro, e o secretário de Habitação, Marcrean Santos, a assessora especial da pasta, Joelma Souza Siqueira, falou sobre a lei Complementar 523/2023 que institui a Política Municipal de Regularização Fundiária Urbana Sustentável (PMRFUS), conforme normas e procedimentos aplicáveis à Regularização Fundiária Urbana (REURB), que tem como objetivo garantir o direito à moradia de milhares de famílias que estão em áreas não regularizadas.

“Abordamos tanto os desafios quanto o sucesso da legislação aprovada. A REURB Cuiabá foi aprovada em março de 2023 e já está em vigor, e ela desburocratiza o sistema de regularização fundiária. Hoje, estamos conversando com todos e compartilhando as dificuldades e os êxitos que a cidade está enfrentando na sua implementação. Agora, a espera é pelo cronograma que o município irá adotar para regularizar o maior número de bairro possível”, explica Joelma Siqueira.

A Semana de Regularização Fundiária é uma iniciativa da Corregedoria Nacional de Justiça e ocorre anualmente, na última semana do mês de agosto. As Corregedorias-Gerais de Justiça têm a responsabilidade de implementar as ações nos estados, conforme estabelecido no artigo 5º do Provimento n. 144/2023. A programação da Semana Nacional inclui um seminário acadêmico, a entrega de títulos de propriedade, além de esforços concentrados para a regularização fundiária. Durante o evento, serão apresentados os resultados de projetos em execução e já concluídos, propostas para o futuro, informações sobre o cumprimento de metas da Corregedoria Nacional de Justiça e históricos relacionados aos planos de trabalho.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva, enfatiza que essa ação trará dignidade para muitas famílias que aguardam a regularização de seus imóveis ou terrenos. Ele considera que a iniciativa proporcionará celeridade aos processos de emissão de títulos fundiários, contribuindo para uma ação social que proporcionará paz e dignidade às famílias beneficiadas.

Em Mato Grosso, a Semana de Regularização Fundiária é promovida pela CGJ-MT, com apoio de membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) e Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária de Cuiabá. (Com informações do TJ/MT).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

PGM divulga resultado da inscrição definitiva e convoca para prova oral no concurso de procurador substituto de Cuiabá

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), publicou o resultado da inscrição definitiva e a convocação para a prova oral do concurso público destinado ao preenchimento de vagas e à formação de cadastro de reserva para o cargo de procurador substituto. A divulgação foi realizada na edição nº 997 da Gazeta Municipal, nesta sexta-feira (22).

O documento apresenta a relação de aprovados e convocados, organizados por número de inscrição e nome, em ordem alfabética.

A prova oral, aplicada pelo Cebraspe, está marcada para o dia 1º de dezembro de 2024. Os candidatos devem seguir todas as instruções do Edital nº 1 – PGM Cuiabá, de 18 de abril de 2024, e acessar obrigatoriamente o site www.cebraspe.org.br/concursos/pgm_cuiaba_24_procurador a partir do dia 25 de novembro de 2024, para consultar o horário de início e o local de realização da prova, por meio de consulta individual, utilizando os dados solicitados.

No dia da prova oral, o candidato deve apresentar documento de identidade original, conforme especificado no edital de abertura. A ausência do documento resultará na exclusão do concurso. Além disso, é obrigatório o uso de traje formal: terno para os homens e traje social discreto para as mulheres.

As justificativas da banca examinadora para o deferimento ou indeferimento dos recursos contra o resultado provisório da inscrição definitiva estarão disponíveis a partir de 29 de novembro de 2024, no mesmo endereço eletrônico.

O resultado provisório da prova oral será publicado no Diário Oficial do Município de Cuiabá e divulgado na internet no site do Cebraspe na data provável de 13 de dezembro de 2024.

Conforme o edital nº 1/PGM, de 18 de abril de 2024, o concurso oferece seis vagas: quatro para ampla concorrência, uma para candidatos com deficiência e uma para negros e indígenas. A remuneração prevista é de R$ 17.516,64, acrescida de benefícios previstos no Fundo de Enriquecimento e Sustentação da Procuradoria (FUNESP), conforme o art. 5º da Lei Complementar nº 509/2022.

Para concorrer, os candidatos devem ter graduação em Direito, inscrição ativa na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e comprovar três anos de atividade jurídica, conforme estabelecido no art. 35, parágrafo único, VI, da Lei Complementar Municipal nº 208/2010 e no Decreto Regulamentador nº 5.700/2015.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora