Servidores militares e civis da Polícia Militar receberam, nesta segunda-feira (28.08), o projeto Jornada da Inovação, promovido pela Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (Deip) da PMMT em parceria com a Secretaria do Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT). A ação visa o conhecimento pela cultura da inovação dentro dos espaços e do serviço público nos órgãos institucionais.
De caráter moderno, o projeto apresentou palestras e dinâmicas a fim de conscientizar a todos sobre a importância de um comportamento visionário, além da prática e meios de incorporar a inovação no seu dia a dia e local de trabalho.
O comandante-geral da PMMT, coronel Alexandre Corrêa Mendes, falou sobre a importância de ter um dia dedicado ao assunto dentro da instituição e ressaltou que o objetivo a ser alcançado é despertar o interesse voltados para novas oportunidades de melhorias significativas dentro da Polícia Militar.
“É algo que traz melhorias significativas para a nossa instituição, tendo para nós como objetivo reverter o conhecimento em prol da sociedade em geral. Nós temos inúmeros exemplos de práticas inovadoras em várias instituições públicas, em que não demanda custos, e como estamos em uma nova era na ciência e tecnologia, também precisamos ser os que fazem esse papel”, afirmou.
Para o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM, coronel Januário Batista, a palestra nasceu do anseio da Polícia Militar, na busca em se pensar diferente. “Pensar na educação, ensino, pesquisa e extensão, também estão relacionados à produção de inovação. E nesse aspecto, a nossa instituição se inova a cada dia, podemos citar como exemplos os projetos de lutas para adolescentes, retirando-os do caminho da criminalidade e tantos outros projetos que atendem a nossa população”, pontuou o coronel.
A palestrante Alessandra Gonçalves de Oliveira, gerente do Laboratório Central de Inovação da Seplag, contou que o objetivo da parceria é promover maneiras de se pensar inovação aos servidores públicos, com atividades que já fazem parte do cotidiano interno dessas instituições.
“É um projeto de introdução à cultura de inovação dentro dos órgãos, onde falamos em como o servidor pode inovar dentro do serviço público e, além disso, apresentamos as ferramentas que podem ser utilizadas. Para isso, apresentamos as nossas oficinas e metodologias, onde fazemos uma ponte entre teoria e a prática dentro do que as instituições têm como valores”, explica a gerente.
O terceiro-sargento Ednaldo Pereira, que atua na Patrulha Maria da Penha e Proerd do 2º Comando Regional, foi um dos militares que assistiu a apresentação do projeto e reafirmou que a busca por inovação é um trabalho constante que leva em sua carreira para melhora do desempenho de suas atividades dentro da Polícia Militar.
“Entendi aqui que a inovação facilita o processo do nosso cotidiano. O que vimos foram ferramentas para que possamos melhorar e também modificar para melhor cenários que estão em atuação. É o que buscamos sempre fazer e pretendemos continuar fazendo, da melhor forma possível para proteger a nossa sociedade”, avaliou o militar.
A Polícia Civil prendeu, nesta sexta-feira (22.11), um integrante de uma associação criminosa responsável por praticar vários roubos de automóveis na Capital. Alguns dos crimes ocorreram nas proximidades da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O mandado de prisão temporária contra o suspeito, de 25 anos, foi cumprido pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERFVA).
A ordem judicial foi expedida pelo juízo do Núcleo de Inquéritos Policiais (NIPO), após as investigações da DERFVA para esclarecer as ocorrências de roubo de veículo, envolvendo também crime de extorsão.
Diante da prisão temporária decretada, os policiais civis foram até o endereço do investigado no bairro Areão, em Cuiabá, onde localizaram uma porção grande de maconha.
O suspeito foi interrogado e também autuado em flagrante por tráfico de drogas. Após a confecção dos autos, o preso foi colocado à disposição da Justiça.