Connect with us

Cuiabá

Mais de 30 quilômetros de recapeamento serão executados pela Prefeitura de Cuiabá até janeiro de 2024

Publicado

em

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, anunciou nesta semana que pelo menos 30 quilômetros de recapeamento serão executados nas vias de Cuiabá, até janeiro de 2024. A ação faz parte do planejamento intensificado de recuperação da malha viária da cidade, iniciado neste mês pela gestão Emanuel Pinheiro.

Stopa explicou que o trabalho já está em andamento e foi iniciado pelo bairro Tijucal, onde cerca de 37 ruas serão alcançadas, totalizando mais de dez quilômetros de recapeamento. De acordo com ele, também está programado para novembro o lançamento das obras na região da Grande CPA, onde serão feitos mais dez quilômetros.

Ainda conforme explicado pelo vice-prefeito, para o mês de dezembro estão previstos outros dez quilômetros de reconstrução da malha viária do bairro 1º de Março e adjacências. Essas três localidades foram mapeadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas como as que possuem vias em estado mais crítico.

“São regiões que mapeamos com uma infraestrutura mais problemática, por conta do asfalto extremamente antigo. O Tijucal, por exemplo, é um bairro de 40 anos, que nunca foi atendido por uma ação como esta que estamos fazendo. Por isso, estamos levando uma intervenção além do tradicional tapa-buraco, que é o recapeamento”, disse Stopa.

Segundo o prefeito Emanuel Pinheiro, o recapeamento alcançará vias onde as ações de tapa-buraco já não são suficientes para garantir a boa trafegabilidade. Os recursos são provenientes de emendas parlamentares do senador e ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (Emanuelzinho), além de contrapartida do Município.

“Somente nesses projetos, serão investidos aproximadamente R$ 37 milhões. Parte desse valor é fruto da boa relação que temos com a bancada federal, especialmente com o deputado Emanuelzinho e o ministro Fávaro. Continuaremos fazendo esse trabalho de articulação, para que novos investimentos possam chegar”, comentou Emanuel Pinheiro.

Junto com as operações de recapeamento, Stopa revelou ainda que uma nova metodologia de tapa-buraco também será implantada. “Vamos utilizar materiais que podem ser aplicados inclusive durante o período chuvoso. Estamos fazendo a aquisição, para iniciar esse trabalho em setembro, com a própria Secretaria de Obras realizando a aplicação”, finalizou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá realiza ato simbólico pelo fim da violência contra as mulheres na Praça Alencastro

Publicado

em

Por

Na tarde desta segunda-feira (25), a Praça Alencastro recebeu o “Varal da Luta”, uma exposição simbólica em alusão ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, celebrado em 25 de novembro. O ato apresentou camisetas brancas marcadas com mãos vermelhas e frases impactantes sobre a violência de gênero, reforçando o compromisso de Cuiabá com essa importante causa. A ação foi realizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro.

“Em Cuiabá, o respeito às mulheres entra em campo! Por elas, lutamos.” Essa foi a mensagem que estampou os cartazes no evento organizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, dentro da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

Durante o ato, a secretária-adjunta da Mulher, Elis Regina Prates, destacou a relevância da mobilização: “É essencial abordarmos esse tema, pois Mato Grosso ocupa o triste primeiro lugar no ranking nacional de feminicídios. Este manifesto simboliza a nossa luta por todas essas mulheres e pelo fim da violência. Juntas e juntos, seguiremos”.

A iniciativa foi realizada em frente a instalação do “Banco Vermelho”, um símbolo permanente de conscientização sobre a violência doméstica e o feminicídio. Com quatro metros de comprimento e frases de impacto, o banco também possui um QR Code que direciona para o texto completo da Lei Maria da Penha e materiais educativos sobre as diversas formas de violência enfrentadas pelas mulheres. O “Banco Vermelho” é parte de um projeto nacional idealizado em Recife pelo Instituto Banco Vermelho, fundado por Andrea Rodrigues e Paula Limongi, mulheres que vivenciaram de perto o impacto devastador do feminicídio.

“A discussão sobre esse tema precisa ser constante. É fundamental que as vítimas saibam que têm uma rede de apoio e que todas as formas de violência – física, patrimonial e sexual – sejam enfrentadas com determinação. Nossa luta é contra o feminicídio, a manifestação mais extrema da violência de gênero, enraizada no desprezo e na discriminação contra as mulheres. Esse crime reflete relações desiguais de poder entre homens e mulheres, sustentadas por culturas que naturalizam a violência de gênero. Nosso esforço nessa caminhada é diário”, destacou a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora