Connect with us

MATO GROSSO

Museu de História Natural apresenta exposição “Árvore-ser” em Cuiabá

Publicado

em

A nova exposição temporária do Museu de História Natural de Mato Grosso “Árvore-Ser” une pinturas da artista Tânia Pardo com poemas de Manoel de Barros em um ambiente sensorial que propõe a experiência de se tornar parte da natureza. A mostra está aberta ao público até 11 de outubro, das 8h às 18h, com entrada gratuita.

Tanto a artista Tânia Pardo quanto o poeta Manoel de Barros têm a natureza como inspiração, e o trabalho dos dois é integrado na exposição “Árvore-Ser” para proporcionar a sensação de adentrar em uma floresta. Ela pinta com os dedos das mãos, e escolhe especialmente as árvores para retratar, sempre com movimentos dinâmicos e cores vibrantes. Na mostra, estão presentes poemas como Árvore, Aprendimentos, Antissalmo por um Desherói e Deus Disse, do mato-grossense Manoel de Barros. Aliado a isso, estímulos visuais, sonoros e táteis completam a instalação, que também permite refletir sobre a relação dos seres humanos com o meio ambiente.

“Os visitantes são transportados para um universo onde a materialidade e a imaginação se entrelaçam de maneira mágica. A essência da mostra é provocar uma reflexão sobre nossa capacidade de existir e coexistir no mundo”, revela a curadora do Museu e responsável pela exposição, Vitória Ramirez Zanquetta.

O Museu de História Natural de Mato Grosso é um equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) que funciona em regime de gestão compartilhada com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss).

Oficinas do final de semana

Além das exposições permanentes e temporárias abertas ao público, o Museu de História Natural de Mato Grosso também oferece uma programação de atividades gratuitas aos fins de semana, no jardim do espaço cultural. Neste sábado (26.08), terá prática de ioga com a instrutora Amanda Cristhie, e também a oficina ‘Folclore em cena’, com Daya Cruz.

A prática de ioga será das 8h às 9h, e a instrutora recomenda levar tapete ou toalha e almofada para maior conforto dos participantes.

A atividade “Folclore em Cena” traz uma linguagem teatral para explorar expressões corporais e recontar a famosa lenda mato-grossense do “Minhocão do Pari”. Jogos e brincadeiras vão fazer parte da atividade, promovendo a socialização, criatividade e o reconhecimento das potencialidades das expressões corporais. A oficina ocorre das 9h às 11h.

As inscrições das duas atividades podem ser feitas por este link: https://linktr.ee/mhnmt

Serviço:
Exposição: Árvore-Ser
Data e horário: Até 11 de outubro, de quarta a sábado, as 8h às 18h
Entrada: Gratuita
Local: Museu de História Natural de Mato Grosso. Endereço: Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá.
Mais informações: (65) 99686-7701 ou Instagram @museuhistorianaturalmt

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Polícia Civil deflagra Operação Cafofo para cumprimento de mandados de prisão

Publicado

em

Por

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).

As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.

Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.

Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.

Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.

Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.

A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.

Nome

A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora