Connect with us

MATO GROSSO

Ciência da prevenção à drogadição é tema de webinário no dia 28

Publicado

em

O Comitê Estadual de Saúde promoverá na próxima segunda-feira (28 de agosto), das 10h às 11h30 (horário de Cuiabá), o webinário “Ciência da prevenção em relação à drogadição”. Realizada em parceria com a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), a ação será ofertada via plataforma Teams, é gratuita e certificada.
 
Podem se inscrever magistrados(as), assessores(as), servidores(as), integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, Justiça Federal e procuradorias dos municípios.
 
O tema será abordado pelo professor Paulo Martelli, que é coordenador nacional da Mobilização Freemind (www.freemind.com.br), diretor para América Latina da ISSUP – International Society of Substance Use, Prevention and Treatment Professionals, e presidente da Associação ISSUP Brasil.
 
Ele explica que a ciência da prevenção é relativamente nova no mundo, pois tem pouco mais de 10 anos, e ela traz a prevenção baseada em evidências científicas. “Essa ciência precisa ser entendida para que seja possível fazer a prevenção na prática no ambiente de trabalho, escolar, familiar ou de comunidade. Nós vamos discutir um pouquinho esse tema, falar um pouco do que a gente tem feito em termos de prevenção até mesmo em Mato Grosso junto à Esmagis-MT, ao Tribunal de Contas do Estado e à Secretaria Estadual de Educação”, explica o palestrante.
 
A abertura do evento contará com a participação da desembargadora Helena Ramos (coordenadora do Comitê Estadual de Saúde e diretora-geral da Esmagis-MT), bem como do juiz Gerardo Humberto Alves da Silva Junior (membro do Comitê). Ambos são formadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Após a apresentação de Martelli, será aberto um fórum para análise, perguntas e discussão dos temas propostos.
 
Para se inscrever, clique neste link.
 
Mais informações são conseguidas pelo telefone (whatsapp) 65 99943-1576.
 
Lígia Saito
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora