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Últimos dias de inscrição para atividades da Semana de Inovação 2023

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Esta é a última semana para o envio de propostas de atividades para a Semana de Inovação 2023. O público pode inscrever seus projetos até a próxima sexta-feira, dia 25 de agosto. O objetivo é que as iniciativas apresentem conteúdos que tenham potencial de aprendizado e que tragam metodologias, técnicas e/ou abordagens que possam ser aproveitadas direta ou indiretamente na rotina de trabalho.

Com o tema “RECONECTAR PARA RECONSTRUIR“, o evento chega à sua 9ª edição, e acontecerá de forma híbrida entre os dias 7 e 9 de novembro, em Brasília.

A submissão de propostas de atividades deve ser feita por meio de formulários eletrônicos disponíveis no site da Enap. A chamada pública para propostas de atividades é um convite à construção colaborativa e democrática do evento, buscando contribuições de alta qualidade que sirvam de inspiração para inovação no setor público.

A Semana de Inovação se firma como um espaço de troca de ideias e experiências, reunindo mentes criativas e engajadas em impulsionar a inovação na esfera pública. Os interessados podem inscrever suas atividades em duas modalidades:

Atividade Presencial:
Com foco na construção colaborativa e interativa, essas atividades proporcionarão experiências práticas de aprendizagem. Serão realizadas na sede da Enap, em Brasília.

Formulário de inscrição: https://bit.ly/inscricao-atividade-presencial

Atividade Online:
Para essa modalidade, são buscadas propostas de atividades em formato de oficinas, com duração de 2 horas e acomodando entre 20 a 40 participantes. Os apresentadores terão a oportunidade de estimular grupos a explorar, desenvolver e implementar ideias inovadoras de maneira colaborativa.

Formulário de inscrição: https://bit.ly/inscricao-atividade-online

Em caso de dúvidas, clique aqui.

SEMANA DE INOVAÇÃO – Comprometida em enfrentar os grandes desafios e resgatar os valores do serviço público, a Semana de Inovação 2023 se consolida como o maior evento de inovação pública da América Latina. É uma realização da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), do Ministério da Economia, do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Faculdade LatinoAmericana de Ciências Sociais (Flacso). Conta com o patrocínio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Fiocruz e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com o apoio do Instituto Eldorado e a participação de diversas instituições do Governo Federal, além de organismos internacionais, grupos da sociedade civil e representantes do setor privado.

Fonte: Brasil Geral

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Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

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Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

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Fonte: Nacional

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