Connect with us

Lucas do Rio Verde

3ª Conferência Municipal de Cultura será no dia 30 de agosto

Publicado

em

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, informa que, a 3ª Conferência Municipal de Cultura contará agora com a participação dos municípios de Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato e Tapurah. Esta será a 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura realizada na cidade.

O evento é gratuito, aberto ao público, e será realizado no dia 30 de agosto, das 14h às 20h, no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal.

As inscrições estão abertas e devem ser feitas através do link: https://forms.gle/myaw6iqPeWvnUbf98 .

A 3ª Conferência Municipal de Cultura visa promover o debate de políticas públicas para o desenvolvimento da cultura em Lucas do Rio Verde e região. Na ocasião, serão escolhidos os delegados municipais que participarão da 5ª Conferência Estadual de Cultura, que ocorre nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2023, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

Confira a programação completa:

30/08 – Quarta-feira:

13h45 – Credenciamento

14h – Apresentação cultural

14h10 – Abertura oficial

15h – Palestra Magna: Papel da Cultura no Desenvolvimento Econômico do Município
Palestrante: Welligton Souto – Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade

16h – Leitura dos eixos e divisão dos grupos de trabalho:

Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura
Eixo 2 – Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social
Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória
Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural
Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade
Eixo 6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais

17h – Mesa Redonda: O Papel dos Conselhos como Órgão Deliberativo e Fiscalizador

17h30 – Apresentação e votação das propostas

18h30 – Eleição de delegados

19h30 – Encerramento

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Primeiro município mato-grossense a firmar pacto pela inovação, Lucas do Rio Verde se destaca com avanço de 93% em maturidade

Publicado

em

Por

Lucas do Rio Verde se destacou em 2024 com o avanço no desenvolvimento de seu ecossistema de inovação em Mato Grosso, registrando um crescimento de 93% no índice de maturidade, segundo a pesquisa “ELI – Nível de Maturidade dos Ecossistemas Locais de Inovação”, realizada pelo Sebrae-MT e Opensense. Esse crescimento elevou o município da categoria “Inicial” para “Em Desenvolvimento”, alcançando uma nota de 18,65 e garantindo a segunda posição no ranking estadual, atrás apenas de Cuiabá.

Esse crescimento notável é um reflexo da visão de futuro do município, que busca se tornar uma referência internacional em Green Economy nos próximos 10 anos. Para alcançar essa meta ambiciosa, Lucas do Rio Verde definiu 7 macrodesafios que guiam suas estratégias de inovação e desenvolvimento sustentável.

Os esforços para enfrentar esses desafios se consolidaram por meio do “InPacto Lucas”, o primeiro pacto municipal pela inovação em Mato Grosso, firmado em 2023. Essa iniciativa promoveu a construção de um ecossistema robusto, reunindo poder público, instituições de ensino, empresas e sociedade civil com o objetivo de criar um ambiente propício para o surgimento de ideias transformadoras e para o desenvolvimento de projetos de impacto positivo. Atualmente, o município tem 12 projetos em andamento, incluindo Green Hub, Startup Lucas, Escola de Empreendedorismo e Inovação, Gestão Inteligente de Resíduos e Green School.

O protagonismo de Lucas do Rio Verde serviu de inspiração para o Estado de Mato Grosso que, em outubro de 2024, lançou o Pacto Estadual de Inovação, regulamentado pela portaria 167/2024/SECITECI/MT, que formalizou a Governança do Ecossistema Inovador, integrando 13 localidades, incluindo Lucas do Rio Verde, para promover avanços tecnológicos e econômicos conjuntos.

“A evolução de Lucas do Rio Verde no ranking é resultado de um esforço conjunto das quatro hélices — governo, academia, setor privado e sociedade civil — e de uma visão estratégica unificada, onde todos pensam da mesma forma, colocando a inovação no centro do desenvolvimento. Esse alinhamento permite que avancemos com iniciativas que integram a diversidade da economia criativa, impulsionando o desenvolvimento econômico, social e ambiental do município e fortalecendo nossa caminhada para se tornar uma cidade inteligente”, destacou Welligton Souto, secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade.

Com esses avanços e uma visão clara para o futuro, Lucas do Rio Verde avança rumo ao objetivo de se tornar uma referência global em Green Economy, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento da inovação e impulsionando o crescimento sustentável em todo o estado.

Acesse a pesquisa: https://drive.google.com/file/d/1nI98RT7udQUXFbyvMeChj2Kq6GSMQlHj/view

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora