Connect with us

Diamantino

Formatura do Proerd é celebrada com 212 alunos da Escola Municipal Castorina Sabo Mendes

Publicado

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Polícia Militar através da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Diamantino, realizou a formatura de 212 alunos da Escola Municipal Castorina Sabo Mendes que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A solenidade aconteceu nesta terça-feira (17.08) e reuniu autoridades, policiais e familiares.

As turmas do 1º ao 4º ano participaram durante dois meses e meio das atividades do programa que ensina as crianças noções de cidadania, técnica para resistir às pressões dos colegas para o uso de drogas, técnicas de autocontrole para se afastar da violência, prevenção ao bullying, promoção da autoestima, tomada de decisão e valorização à vida.

A secretária Municipal de Educação, Rose Carris, agradeceu aos parceiros e parabenizou os alunos pela participação e comprometimento.

“Agradeço a Polícia Militar e a todos os colaboradores que contribuem com esse programa nas nossas escolas. Ver o comprometimento dos nossos alunos em aprender sobre decisões e escolhas certas nos enche de esperança para um futuro melhor.”

Na cerimônia de formatura, quatro alunos foram premiados com uma bicicleta, cada um representando uma turma. Do 1º ao 3º ano, um desenho e cada ilustração representava o que aprenderam ao longo do curso. Já um aluno do 4º ano, uma redação com o mesmo objetivo, descrever sobre o que aprenderam ao decorrer dos dois meses e meio do programa.

As biciletas foram doadas por empresas privadas e também pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

A aluna do 4º ano, Maria Eduarda Mendes, de 10 anos, contou o que aprendeu durante os encontros do programa e a felicidade de ter ganho a premiação pela redação que produziu.

“Eu aprendi que não pode usar drogas, desrespeitar as leis, aprendi também a controlar as emoções, sobre o trabalho infantil e sempre fazer o certo. Eu fiquei muito contente em ter ganho uma bicicleta.”

A tenente-coronel PM Claudia Regina parabenizou todos pela participação. “É com grande alegria que realizamos mais uma formatura, parabenizo o envolvimento e o empenho de todos os professores com o programa. É gratificante ver os resultados positivos nas crianças.”

O 1º tenente da Polícia Militar (PMMT), e instrutor voluntário do programa em Diamantino, Reginaldo Ângelo, comemorou e falou com emoção sobre o momento especial que é a formatura Proerd.

“Esse é um momento de muita emoção e alegria, um trabalho que é realizado em parceria entre a Polícia Militar e Prefeitura de Diamantino. Espero que durante os nossos encontros elas possam ter aproveitado e que coloquem em prática no dia a dia todo o conhecimento que foi transmitido a elas.”

Representando o Prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro, esteve presente na formatura o Superintendente de Gestão, Edvaldo Carnaúba, a secretária de Administração, Evanilda Martins, o presidente da Câmara Municipal Arnildo Neto, além de familiares, alunos e comunidade escolar e a equipe da secretaria de Educação.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora