A Polícia Civil, por meio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, realizou a 14ª edição do projeto “CGP Itinerante”, nos dias 14 e 15 de agosto, no município de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá).
A ação fez parte da programação da Diretoria-Geral, no evento de entrega de medalhas de Mérito Policial, nas categorias ouro, prata e bronze, para policiais civis das Regionais de Rondonópolis e Primavera do Leste.
A primeira atividade da 14ª edição do projeto, na tarde de segunda-feira (14), no auditório e salas da Faculdade Anhanguera, ocorreu o Workshop com os delegados e escrivães chefes, das unidades policiais pertencentes à Regional de Rondonópolis.
Na ocasião também foi realizado o “Plantão Tira Dúvidas” e o “Plantão de Atendimento Psicológico e Social”, visando facilitar o acesso à informação, orientações e esclarecimentos acerca dos serviços prestados pela Gestão de Pessoas.
Já no segundo dia do projeto, na manhã de terça-feira (15), foi realizada a palestra com o tema “Ouvir é diferente de escutar”, ministrada pelo coordenador de Polícia Comunitária, delegado Carlos Francisco de Moraes.
Em seguida foi apresentado aos participantes as ações de prevenção à saúde e segurança no trabalho, inseridas no “Circuito de Qualidade de Vida”, ofertando os serviços de aferição de pressão arterial, teste glicêmico, avaliação de bioimpedância com orientação nutricional, testagem pápida (Sífilis, HIV/AIDS, Hepatite B e C), e vacinação contra Covid-19, gripe e demais tipos que compõe o calendário vacinal.
Esses serviços de saúde foram disponibilizados por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Faculdade Anhanguera de Rondonópolis.
O Delegado Regional de Rondonópolis, Thiago Garcia, falou sobre a importância da realização do projeto e agradeceu o trabalho. “A Regional e a Coordenadoria de Gestão de Pessoas agradece todos os profissionais envolvidos no projeto, em especial a Secretaria Municipal de Saúde e a Faculdade Anhanguera, indispensáveis para a boa execução do evento”, destacou ele.
Ao todo foram atendidos 143 servidores das Delegacias de Polícia dos municípios de Rondonópolis, Dom Aquino, Jaciara, Juscimeira, Pedra Preta, Alto Garças, Itiquira, Guiratinga, Alto Araguaia e Alto Taquari.
Conforme a coordenadoria de Gestão de Pessoas, delegada Luciani Barros Pereira de Lima, o projeto visa a aproximação do setor com os profissionais atuantes no interior, bem como levar informação sobre a rotina da CGP, além de promover a prevenção em saúde e bem-estar aos servidores possibilitando o aumento na qualidade na prestação dos serviços.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).
As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.
Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.
Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.
Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.
Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.
A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.
Nome
A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.