A Polícia Civil, por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária, lança na próxima quinta-feira (24.08), o projeto “Delegacia Itinerante” para levar serviços a locais que não possuem unidades fixas da instituição. O lançamento do projeto será no Distrito de Nossa Senhora da Guia, município de Cuiabá, na quinta-feira (24), às 09h30. As equipes de atendimento da Polícia Civil estarão na praça central do distrito.
O projeto Delegacia Itinerante visa atender a população, sobretudo fora da zona urbana, e que possui dificuldades em acessar uma delegacia, e incentivar a cidadania e a busca por informações e direitos básicos.
Serão disponibilizados serviços como registro de boletim de ocorrência, atendimentos aos grupos vulneráveis – vítimas de violência doméstica e familiar, crianças e adolescentes em situação de violação ao Estatuto da Criança e do Adolescente e idosos em situação de violação do Estatuto da Pessoa Idosa.
Entre outras atividades e ações s, os policiais civis farão oitivas de vítimas e testemunhas, confecção de termo de renúncia ou representação criminal e entrega de intimações.
A Delegacia Itinerante foi criada pela Coordenadoria de Polícia Comunitária e aprovada pelo Conselho Superior de Polícia, e contará com o apoio logístico e operacional da unidade responsável pela respectiva área de atuação.
De acordo com o delegado Carlos Francisco de Moraes, coordenador da Polícia Comunitária, a missão do projeto é executar as atribuições da Polícia Civil na sua atividade-fim, com atendimento prioritário qualificado e humanizado, além da integração com a sociedade em ações de segurança pública.
“O projeto foi desenvolvido pensando uma solução viável e eficiente, bem como será implantado pela Diretoria-Geral Adjunta e executado pela Coordenadoria de Polícia Comunitária”, destacou o delegado.
Policiais da Delegacia de Nova Xavantina prenderam em flagrante, na quarta-feira (20.11), o autor de um furto a um canteiro de obras na cidade.
O responsável pela construção, localizada no bairro União, informou que uma pessoa tentou arrombar a porta do contêiner na terça-feira e como não conseguiu, cavou um buraco por baixo e furtou extensões de energia e ferramentas de obra.
Após o registro do furto, os policiais iniciaram as diligências e com base em imagens de câmeras de monitoramento próximo ao local do fato conseguiram identificar o suspeito do crime.
Na manhã de quarta-feira, os investigadores localizaram o suspeito escondido na casa de sua avó. No imóvel, estava também a bicicleta roxa utilizada por ele no momento do furto.
No momento da abordagem, o suspeito afirmou que já havia queimado a extensão elétrica que furtou e os outros materiais ele repassou a uma terceira pessoa. Em buscas na casa da pessoa que teria ficado com as ferramentas, os policiais encontraram em um terreno baldio em frente à residência a maquita furtada.
O suspeito do furto foi detido e encaminhado à Delegacia de Nova Xavantina.