A Polícia Militar de Mato Grosso inaugurou, nesta quarta-feira (16.08), a sede do Boletim Único, anexo ao Cisc do Verdão, em Cuiabá. A nova sede é um espaço próprio da instituição para registros de ocorrências. O local também é para onde serão conduzidos os suspeitos detidos em flagrante na Capital e das cidades que fazem parte do 1º Comando Regional da PM (1ºCR).
A instalação da sede recebeu um investimento de pouco mais de R$ 240 mil de recursos próprios da Polícia Militar, por meio do Comando Geral, do 1º CR, e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), além de emenda parlamentar e da Federação de Tiro de Mato Grosso.
Na solenidade de inauguração, o comandante-geral da PM, coronel Alexandre Corrêa Mendes, relembrou as dificuldades enfretadas anteriormente pelos policiais militares, e enalteceu o trabalho das equipes, que sempre fizeram o seu melhor em oferecer um atendimento digno para população.
“Essa entrega não seria possível apenas pelo esforço dos nossos militares, então também tenho muito a agradecer pelo apoio dos nossos parceiros que acreditam e confiam no trabalho da Polícia Militar de Mato Grosso. Aos poucos vamos avançando ainda mais, com objetivo de servir e proteger a população do nosso estado”, acrescentou.
O comandante do 1º CR, coronel Wankley Correa Rodrigues, ressaltou que a unidade conta com uma estrutura moderna e adequada para atender os policiais militares na confecção do registro da ocorrência, bem como para oferecer atendimento ao público.
“O espaço estará aberto para população que precisar buscar as dependências da unidade para realizar denúncias de delitos criminais. O local funcionará em regime de plantão, 24 horas por dia”, afirmou.
O coordenador do Boletim Único, subtenente Edmilson Santana, apontou que essa é uma grande conquista para os militares da Capital e das cidades vizinhas que compõem a região do 1º CR, como Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço, Acorizal, Nova Brasilância e Planalto da Serra.
“Essa entrega representa um sonho realizado para todos os militares que atuam nessa região. A estrutura é moderna, com equipamentos de última geração, completamente mobiliada e oferece um espaço adequado tanto de trabalho como para atendimento ao público, e dessa vez sendo uma sede própria da Polícia Militar”, destaca.
O secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel Cláudio Fernando, também destacou que a inauguração da sede do Boletim Único representa uma grande valorização do Governo do Estado na área da Segurança Pública.
“Esse é um importante investimento na melhoria do serviço prestado à população. As forças de segurança, em conjunto, conseguiram alcançar reduções de índices criminais jamais vistas no Estado, e esse resultado é graças a um trabalho de valorização tanto na vida dos agentes da segurança, como na melhoria do serviço prestado aos mato-grossenses”, enfatizou.
O deputado estadual e sargento PM da reserva, Elizeu Nascimento, também ressaltou o trabalho desempenhado pela Polícia Militar e frizou a importância da sede do Boletim Único.
“É uma inauguração que acrescentará muito no elevado serviço já prestado pela Polícia Militar. Essa é mais uma das entregas de muitas ainda que virão que tem o nosso total apoio. Parabéns aos nossos agentes, ao Governo do Estado e o Comando Geral pela valorização do serviço público”, disse.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).
As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.
Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.
Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.
Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.
Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.
A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.
Nome
A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.