Avaliados em R$ 40 mil, os equipamentos foram adquiridos com recurso de emenda impositiva do então vereador Marlon Zanella.
O secretário-adjunto de Saúde, Sílvio Stolfo, pontua que Boa Esperança conta o mesmo serviço e tratamento ofertados na sede do Município. “Nos dois espaços há equipamentos e equipes qualificadas e preparadas para atender a nossa população com muita humanidade e profissionalismo”, diz.
Sílvio destaca ainda que para melhor atender, o Renascer de Boa Esperança passou para um novo espaço na Rua das Azaleias n.°1687, no Centro.“Até então o atendimento era na Subprefeitura; o espaço próprio oferta mais conforto para pacientes e profissionais”, ressalta.
Assim como na sede do Município, todos os pacientes atendidos na unidade de Boa de Esperança, são encaminhados ou pelo PSF ou por uma unidade hospitalar.
Saúde em Boa Esperança
Um dos responsáveis pelo atendimento clínico no PSF do Distrito de Boa Esperança, o médico Armando Luiz Fernandes Filho, pontua que o espaço funciona como uma unidade mista de saúde que inclui o atendimento geral aos moradores, bem como ainda situações de urgência, emergência, resgate e transferência de pacientes.
“Aqui no Distrito temos uma unidade mista que dá suporte 24 horas”, diz. O médico ressalta que em qualquer emergência a população é assistida. “Hoje contamos com atendimento clínico, insumos, suporte, atendimento pré-hospitalar e hospitalar na unidade; a Administração Pública nos dá essa oportunidade de realizar esse trabalho tão diverso que vai desde o suporte à unidade de saúde da família como em atendimentos ambulatoriais de rotina e também de situações de emergência e urgência”, explica Armando.
Além do PSF que foi totalmente reformado e ampliado em 2021 e do trabalho desenvolvido pela equipe do Renascer, Boa Esperança também atende a população com medicamentos disponibilizados na Farmácia Cidadã Salete Torres de Almeida. O Distrito conta ainda com uma ambulância equipada com respirador e demais aparelhos de emergência, garantindo que o transporte de pacientes possa ser realizado com qualidade e agilidade.
Sílvio frisa que o PSF de Boa Esperança atende uma demanda aproximada de 10 mil pessoas em um raio aproximado de 100 quilômetros. Para isso, atuam no local 35 pessoas em uma equipe multiprofissional que conta com cinco enfermeiros, dois médicos, oito técnicos de enfermagem, uma odontóloga, uma auxiliar de odontologia, uma agente comunitária de saúde, cinco motoristas, uma nutricionista, uma fisioterapeuta, uma psicóloga, uma farmacêutica e uma auxiliar de farmácia, duas recepcionistas, dois vigias e três zeladoras.
Conforme o secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, a intenção do Município é sempre disponibilizar o máximo de serviços de saúde ao alcance da população e na proximidade de sua residência. “Foi pensando nisso que buscamos reforçar o atendimento fisioterapêutico no Distrito e criar condições de apoio adequado em situações de emergência”, completa.