Connect with us

MATO GROSSO

Novo posto avançado do Corpo de Bombeiros vai garantir mais agilidade nos atendimentos

Publicado

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) inaugurou, nesta quarta-feira (16.08), um novo posto avançado, que vai garantir atendimento mais rápido para 13 bairros do município de Várzea Grande, beneficiando cerca de 100 mil moradores. A unidade fica localizada dentro do Parque Bernardo Berneck, ao lado da entrada.

“Essa unidade será muito importante para a região porque irá melhorar o tempo de resposta nas ocorrências. Com este posto avançado, nossos atendimentos serão muito mais eficientes. A população irá sentir a diferença. Queremos sempre atender com rapidez e a inauguração desta unidade vai tornar isso possível nesta região”, afirma a coronel Vivian Rizziolli, comandante-geral em substituição legal.

Em seu discurso na solenidade de inauguração do espaço, a comandante-geral lembrou que quando entrou para a corporação não haviam equipamentos, viaturas e estrutura suficientes para atender a população. Contudo, a realidade da corporação com a gestão atual do Governo de Mato Grosso é outra: os bombeiros estão altamente equipados e capacitados, e contam com a estrutura necessária para garantir um tempo de resposta mais eficiente.

“Hoje é um dia muito especial porque me faz lembrar quando entrei na instituição. Nós tínhamos muita dificuldade naquela época, e hoje o Governo do Estado tem feito muito pelo Corpo de Bombeiros e pela Segurança Pública. Os investimentos realizados por este governo são nítidos, trazendo um avanço inimaginável para nossa corporação”, afirmou a comandante-geral.

Prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat reforçou que a unidade será importante tanto para o parque quanto para a região. Ele estima que cerca de 100 mil moradores serão beneficiados com a unidade.

“Esse parque é referência para o município e o novo posto avançado será de fundamental importância, pois vai garantir a preservação e a segurança dentro do parque e da região”, afirmou o prefeito.

O posto avançado dos Bombeiros conta com uma caminhonete e um caminhão pipa para atender a região. A estrutura foi viabilizada pela Prefeitura de Várzea Grande.

Os bairros atendidos pelo posto avançado são: Jardim Glória I e II, Mapim, Marajoara, Jardim dos Estados, Itororó, Água Vermelha, Figueirinha, Asa Bela, Cabo Michel, Santa Isabel e Jardim Paula I e II.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Mato Grosso ocupa 4º lugar na promoção da educação étnico-racial nas escolas, segundo MEC

Publicado

em

Por

Mato Grosso é, mais uma vez, destaque nacional na educação pública. O Estado ocupa o 4º lugar no ranking de Promoção da Equidade Racial na Educação com uma média de 65,9 pontos, muito acima da média brasileira de 48 pontos. Os dados foram divulgados no início desta semana, pelo Ministério da Educação (MEC), como parte da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq).

Na frente de Mato Grosso, aparecem os Estados de Rondônia (66.5 pontos), Distrito Federal (66,9) e Ceará (66,1).

Para a elaboração do ranking, o MEC formulou o índice Erer (Educação para as relações étnico-raciais), que avalia ações implementadas para a formação de professores, gestão escolar, material didático e financiamento para a educação étnico-racial das escolas das redes estaduais e municipais de ensino do país.

É a primeira vez em que um instrumento de análise dessas políticas educacionais é elaborado desde a criação da Lei nº 10.639/2003 (mais tarde alterada pela Lei nº 11.645/2008), que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas.¿

Segundo o diagnóstico, 16 das 27 redes estaduais de ensino (59,3%) disseram levar em consideração o efeito do racismo no desempenho dos alunos ou formular políticas para combater as desigualdades na aprendizagem. Já entre os municípios, 58,6% disseram levar isso em conta.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o resultado reflete as ações que valorizam a diversidade e combatem a discriminação como parte do Programa EducAção 10 Anos e da Política Antirracista desenvolvida em todas as 648 escolas da Rede Estadual, que incluem 05 unidades quilombolas e 70 indígenas.

“Fazemos uma abordagem da temática étnico-racial de forma transversal e contínua no currículo escolar ao longo de todo o ano letivo nas unidades escolares do estado”, disse.

Ações da Seduc

Em Mato Grosso, as ações de educação étnico-racial estão alinhadas à Política Antirracista e foram incorporadas aos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das escolas. Como apoio pedagógico, estão disponíveis em formato online o Caderno Pedagógico, as eletivas Ciências e Saberes Quilombolas Educação Escolar Quilombola e o Caderno Pedagógico: Educação Escolar Quilombola para os anos finais do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio.

Em 2024, a Seduc ofertou 340 horas em 15 cursos de formação a profissionais atuantes em todas as funções, sendo 03 deles em que a temática central foi equidade. Nos demais, o tema foi trabalhado de maneira indireta com focos similares ou complementares, atendendo mais de 25 mil servidores, o que representa 70% da rede.

Alan Porto destacou também que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai lançar, na primeira semana de dezembro, a cartilha “Mato Grosso: Por uma Educação Antirracista”. O material será disponibilizado em formato online e marcará um momento estratégico para desassociar o tratamento dessa temática exclusivamente ao mês de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.

Outra ação nesse sentido, que está em andamento, é o curso de Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas, através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e o MEC. Serão ofertadas 3.750 vagas gratuitas. As inscrições encerram-se no dia 15 de dezembro de 2024, e a aula inaugural será realizada no dia 05 de dezembro, com transmissão pelo YouTube.

Para o ano de 2025, a Seduc também planejou um cronograma de ações com encontros presenciais e virtuais para reforçar a importância de integrar essas temáticas às práticas pedagógicas de maneira contínua e efetiva.

“Com isso, a rede estadual de ensino reafirma o compromisso com uma educação mais inclusiva, plural e consciente, promovendo o letramento racial e valorizando as contribuições históricas e culturais dos povos afro-brasileiros, africanos e indígenas, conforme determina a legislação vigente. Uma realidade que começa na matrícula com a declaração de raça dos estudantes, garantindo informações completas e atualizadas”, conclui Alan Porto.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora