A Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (Deip) da Polícia Militar de Mato Grosso iniciou o 1º Curso de Capacitação de Policiamento em Estádios, na manhã desta segunda-feira (27.02), em Cuiabá. A formação tem a finalidade de capacitar os agentes para atuação policial dentro de praças esportivas de Mato Grosso.
A primeira turma do curso é formada por 39 alunos, sendo eles da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Polícia Penal, Guarda Municipal de Várzea Grande e Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá. A aula inaugural do curso foi realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso (OAB-MT).
A formação é organizada pelo 10º Batalhão da PMMT e será ministrada no Ginásio Aecim Tocantins. O comandante do 10º BPM, tenente-coronel Luiz Fernando Oliveira Dias, destaca que após o curso os alunos estarão preparados para atuar na segurança de árbitros, delegações esportivas e torcida, buscando a preservação da ordem pública.
“Os alunos dedicarão atenção especial aos procedimentos e cumprimentos dos protocolos próprios de segurança nas praças desportivas, em especial a Arena Pantanal. A ferramenta principal é o fortalecimento da preocupação e respeito à integridade física e dignidade humana de todo o público que frequenta esses locais, em todo o Estado de Mato Grosso”, afirma.
O comandante-geral da PMMT, coronel Alexandre Corrêa Mendes, ressaltou que o curso para policiamento em estádios é de extrema importância para capacitar ainda mais as forças de segurança, uma vez que a Arena Pantanal tem sido palco de eventos esportivos nacionais e internacionais.
“A Polícia Militar tem experiência em atuação de grandes eventos, estivemos presentes na Copa do Mundo de 2014, onde foi estabelecida toda a segurança necessária. Hoje, temos um time de futebol na Série A do Campeonato Brasileiro e vemos nossos policiais militares em trabalho contínuo com muito profissionalismo e dedicação. Com essa capacitação, vamos ganhar muito, adquirindo mais conhecimento e trazendo isso na melhoria do trabalho e prestação de serviço a toda à sociedade”, completou o comandante-geral da PMMT.
O curso tem duração de 60 horas/aulas e será realizado até o dia 04 de março deste ano. A aula inaugural contou com uma palestra do juiz de direito Marcelo Sebastião Prado de Moraes, que falou sobre fundamentos jurídicos da atividade policial em praças desportivas.
Homenagem
A primeira turma do Curso de Capacitação de Policiamento em Estádios foi batizada em ao nome do coronel Nadim Amui Júnior, falecido em novembro do ano passado, em reverência a toda sua dedicação e serviços prestados à Polícia Militar. A viúva do coronel, senhora Paula Amui, esteve presente na solenidade e recebeu uma placa em homenagem ao coronel.
Também estiveram presentes na solenidade o subchefe de Estado-Maior Geral, coronel Wilker Soares Sodré; o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa, coronel Januário Baptista; o comandante de Policiamento Especializado, coronel Paulo César da Silva, o deputado federal coronel Jonildo José de Assis; o secretário-adjunto de Esporte da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), David Moura; o diretor-executivo da Federação Mato-grossense de Futebol, Humberto Frederico, entre demais autoridades militares e civis.
“Mato Grosso faz um trabalho que é um modelo quando se trata de promoção e internacionalização na China. O Estado está há vários anos com consistência expandido a rede de contatos, trazendo missões, e agora, participando da CIEE (China Internacional Import Expo)”, afirmou o cônsul-geral adjunto do Brasil no país e Chefe do Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação em sua visita ao estande do Governo de Mato Grosso, no evento, que é realizado em Xangai.
José Roberto ainda ressaltou a estratégia de exposição dos produtos mato-grossenses no pavilhão e da apresentação da agência de fomento Investe MT.
“Esse pavilhão está fantástico com essa amostragem de produtos feita pela equipe do Governo e da agência de investimento que, inclusive, vai chamar atenção por aqui .É um prazer que possamos trabalhar juntos”, contou.
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento de Mato Grosso (Sedec), promove suas potencialidades na 7ª edição da China International Import Expo (CIIE). Com início no dia 05 de novembro, a participação da comitiva mato-grossense tem sido marcada por estreitamento de laços internacionais.
Durante a inauguração do estande do Governo, foi assinado um Memorando de Intenção (MOU) com os chineses. Em outra ação, a empresa chinesa Sinomach, o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, o presidente da Cooperativa dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Cooprosoja), Fernando Cadore, e o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Lucas Beber, assinaram um acordo para operações de máquinas agrícolas da gigante asiática em Mato Grosso.
Além disso, representantes da associação de empresários de Angola estiveram reunidos com o secretário de Estado, em uma troca de experiências e prospecção de negócios. Ficou acordado que uma comitiva de Mato Grosso deve ir ao país em 2025, bem como, uma comitiva angolana virá ao Estado no mesmo ano.
“Este é um momento ímpar para Mato Grosso, em que conseguimos mostrar ao mundo o potencial do nosso Estado e estreitar relações com países que têm muito a oferecer para nosso desenvolvimento. O diálogo com representantes da China e de Angola é uma oportunidade única para ampliar nossos horizontes comerciais e atrair novos investimentos que gerarão mais empregos e renda para a população”, disse o secretário César Miranda.
A participação na CIIE é um reflexo do compromisso do Governo de Mato Grosso em impulsionar a inovação, a ciência e a tecnologia, promovendo um ambiente favorável à criação de novos negócios e à atração de investidores internacionais. A feira vai até o dia 8 de novembro.