Connect with us

MUNDO

Rota para a Itália: navio resgata mais de 600 migrantes em 48 horas

Publicado

em

Barco Ocean Viking resgatou mais de 600 pessoas em 48 horas
Divulgação/SOS Méditerranée

Barco Ocean Viking resgatou mais de 600 pessoas em 48 horas


A ONG francesa SOS Méditéranée informou que, nas últimas 48 horas, 623 migrantes foram resgatados em situação de emergência em embarcações que estavam a sudoeste da ilha de Lampedusa, na Itália .

Foram feitas, no total, 15 operações de resgate na região, todas elas realizadas pelo navio “Ocean Viking”. Entre as mais de 600 pessoas resgatadas estão 15 crianças, 146 menores desacompanhados e 462 adultos.


A maioria dos migrantes são originários de países como Sudão, Guiné Conacri, Burkina Faso, Costa do Marfim, Benin e Bangladesh.

Em nota, a SOS Méditéranée informou que os resgatados estão sendo conduzidos para Lampedusa, onde algumas pessoas desembarcarão. Em seguida, o COcean Viking seguirá para Civitavecchia, local que receberá os outro sobreviventes.

Mortes de jovens na rota

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) informou que 289 jovens morreram ou desapareceram neste ano ao utilizarem a rota do Mar Mediterrâneo Central para sair do norte da África e chegar à Europa.

Estes dados apontam que cerca de onze crianças ou adolescentes morrem ou desaparecem semanalmente tentando chegar ao continente europeu por meio da perigosa rota marítima.

Quando abordados dados que têm início em 2018, a organização da ONU estima que mais de 1.500 crianças morreram ou desapareceram ao tentar a travessia do Mar Mediterrâneo Central, de acordo com o Projeto de Migrantes Desaparecidos da Organização Internacional para as Migrações OIM.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora