Connect with us

Lucas do Rio Verde

Danos aos contentores de resíduos pode gerar multa de R$ 2 mil

Publicado

em

Para combater os danos aos contentores, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde está desenvolvendo uma ação no município com intuito de encontrar os infratores de tais atos, a partir da identificação do local, e aplicar as sanções penais e administrativas, conforme o Regulamento Interno da autarquia, aprovado pelo Decreto Municipal nº 1.083/2002. A multa tem valor estipulado de até R$ 2.200.

A legislação estabelece que qualquer ato de vandalismo, como quebrar ou queimar os contentores utilizados na coleta de resíduos, é considerado crime, passível de multa e reparação do dano.

Para preservação dos quase 5 mil contentores espalhados por todos os bairros do município, o diretor do Saae, Mauricio Fossatti, afirma que a população precisa ter consciência de que é responsabilidade de todos o cuidado e a preservação com o patrimônio público. “As equipes trabalham arduamente todos os dias para entregar o melhor serviço a toda população luverdense, levando a nossa cidade e ações como referência a outros municípios da região. Porém, em contrapartida, é necessário que cada um faça a sua parte e ajude a preservar o material disponibilizado para o descarte dos resíduos. Cada tampa, rodinha ou contentor por inteiro tem um custo e, quando necessário reparo por ato de vandalismo, é um prejuízo para uma próxima aquisição”, declara.

Nesta semana, mais um caso de contentor queimado foi identificado, na Rua Belém, no bairro Industrial. “Dessa vez descobrimos por acaso durante a coleta. A ação criminosa não foi com apenas um contentor e sim o jogo, ou seja, o azul e o laranja. Tem casos que é nítido que o ato de vandalismo foi proposital e a gente fica tentando entender o que leva uma pessoa cometer essa atitude com um material que está lá para beneficiar a sua vida, rotina e até mesmo saúde pública”, lamenta o coordenador de resíduos, Jailton Marques.

(Foto: )

Como denunciar?
Denúncias de vandalismo podem ser feitas de forma anônima por meio da Ouvidoria Municipal, pelo telefone 0800 646 4004 ou na autarquia (65) 3549-7700

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde e Estado de Israel firmam parceria estratégica com foco em inovação

Publicado

em

Por

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz recebeu, nesta terça-feira (12), o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Zonshine, para uma visita que selou uma parceria estratégica voltada à cooperação comercial, tecnológica e ao desenvolvimento conjunto entre o Município e Israel. Durante o encontro, foi assinado um Protocolo de Interesse em Parceria Mútua com foco em inovação, formalizando a intenção de colaboração entre Lucas do Rio Verde e o Ministério das Relações Exteriores do Estado de Israel.

O objetivo deste protocolo é definir as áreas de interesse para futuras colaborações, abrangendo agricultura, gestão de recursos hídricos, saúde, desenvolvimento econômico e outros setores de interesse comum. Com ênfase na inovação, a parceria visa promover e impulsionar o desenvolvimento de novas tecnologias e práticas sustentáveis em Lucas do Rio Verde, fortalecendo a posição do Município como referência em inovação.

Para o prefeito Miguel Vaz, a assinatura do protocolo representa um avanço importante na criação de uma rede de cooperação, capaz de trazer inovações de impacto para o município.

“Uma importante visita do embaixador de Israel aqui, o que representa uma aproximação nesse primeiro momento com a assinatura do Protocolo de Interesse para que Israel possa contribuir, com sua tecnologia desenvolvida, aqui com a nossa cidade, com a nossa região e nossa agricultura. Também foi feito ao embaixador o convite para participar do próximo Show Safra, que acontecerá em março de 2025, para que essa aproximação fique ainda melhor. O Brasil já exporta produtos para Israel, mas a ideia é que haja essa sinergia, o que temos de bom aqui e o que tem de bom lá, para poder criar algo melhor ainda,”, enfatizou o prefeito.

O embaixador Daniel Zohar Zonshine ressaltou a importância da aproximação das economias de Israel e Lucas do Rio Verde com a assinatura do protocolo.

“A cooperação entre Israel e Mato Grosso já existe na área de fertilizantes e produção agrícola, que chega daqui para Israel. Estamos falando sobre carne bovina, sobre soja e derivados e acho que tem lugar para outras coisas, outras maneiras de cooperação. A experiência de Israel na área da agricultura, seja de precisão, em manejamento de água, coisas que no entendimento são relevantes para o Brasil, Mato Grosso e para Lucas de Rio Verde. Espero que junto com a liderança da cidade de Lucas e nossa, através da embaixada, possamos aumentar e aproximar a economia de Israel e a economia de Lucas do Rio Verde. Espero que no futuro tenhamos mais oportunidades de visitas a Israel ou visita de empresas ou entidades israelenses aqui, que vão contribuir para este tipo de cooperação. Não é só comércio de produtos, mas trocas de experiências e tecnologias, que são relevantes para das duas economias”, enfatizou o embaixador.

Participaram da reunião, além do embaixador Daniel Zonshine e do prefeito Miguel Vaz, o sr. Ari Fischer, da embaixada, a sra. Thais o sr. Paulo Schenatto, da embaixada, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, o presidente da Acilve, Vilson Kirts, o representante da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Lucas do Rio Verde, Robson Alex, entre outros.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora