Connect with us

Cuiabá

Defesa Civil orienta a população quanto aos cuidados essenciais diante da baixa umidade relativa do ar

Publicado

em

A Defesa Civil de Cuiabá emite alerta à população sobre a baixa umidade do ar na região, que nessa época do ano cai para 15%, destacando os riscos associados à saúde devido a essa condição.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal de umidade é entre 60% e 80%e a falta de umidade no ar pode ter impactos significativos nas pessoas, exigindo a adoção de medidas preventivas, como o consumo de água e outros líquidos, alimentação leve, dentre outros.

“A baixa umidade do ar pode levar a uma maior perda de líquidos pelo corpo, resultando em desidratação. É importante manter-se hidratado mesmo quando não se sente sede”, alerta o diretor da Defesa Civil de Cuiabá, Ozeias Souza de Oliveira.

Nos horários de pico de calor e baixa umidade, como meio-dia até o final da tarde, é recomendado evitar atividades físicas intensas ao ar livre.

“A Defesa Civil reforça a importância de seguir essas orientações para minimizar os impactos da baixa umidade do ar na saúde, especialmente em grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias. “Com a adoção de cuidados preventivos, é possível enfrentar essa condição climática desafiadora e garantir a saúde e o bem-estar de todos os moradores de Cuiabá”, finalizou.

Orientações essenciais:

– Evitar a prática de atividades físicas (exceto natação) ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 16 horas, especialmente entre as 12 e 15 horas, período de maior calor do dia, quando a umidade do ar fica mais baixa;
– Aumentar a ingestão de líquidos, que podem ser água, sucos, frutas aquosas (melancia, melão, laranja), chá, entre outros;
– Colocar vasilhas ou baldes com água nos ambientes, ou mesmo toalhas molhadas nas janelas. Se disponível, usar umidificador de ambiente, para melhorar o nível de umidade do ar;
– Na alimentação, procurar usar alimentos mais leves, com muitas folhas (saladas) e legumes (quanto mais aquoso melhor, tomate, chuchu, abobrinha) evitando produtos industrializados e enlatados, aumentar a oferta de sucos naturais, água de coco e frutas com alto teor de água (melancia, maçã, laranja, melão, uva, tangerina, manga, caju);
– Notando sinais de desconforto ou sinais de dificuldade na respiração, o auxílio médico deve ser procurado de imediato;
– Não queimar o lixo ou as folhas secas;
– Hidratar olhos e narinas com soro fisiológico

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Campanha Novembro Azul promove ações de saúde neste sábado na zona rural e na regional Oeste de Cuiabá

Publicado

em

Por

Neste sábado, 23 de novembro, a campanha Novembro Azul intensifica suas atividades em Cuiabá com ações de saúde voltadas para o público masculino. Entre os destaques, estão a programação especial na USF Coxipó do Ouro, localizada na zona rural, e o Dia D da campanha nas unidades básicas de saúde da Regional Oeste.

Na zona rural, a USF Coxipó do Ouro estará aberta das 8h às 16h, realizando atendimentos para cerca de 28 pacientes previamente agendados, com idades entre 18 e 60 anos. Durante a ação, haverá uma avaliação multiprofissional voltada para a promoção da saúde e prevenção de doenças relacionadas ao público masculino. Além disso, serão disponibilizados testes rápidos para COVID-19, reforçando o cuidado com a saúde integral dos participantes.

Na mesma data e horário, as UBS da regional Oeste realizarão o Dia D do Novembro Azul, com foco especial na saúde sexual e reprodutiva masculina, conforme as orientações do Ministério da Saúde para a campanha de 2024.

Entre os serviços oferecidos estão consultas médicas e odontológicas, testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites B e C, aferição de pressão arterial, orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e rodas de conversa sobre qualidade de vida e cuidados com a saúde reprodutiva.

A campanha busca incentivar o envolvimento dos homens no planejamento familiar e no pré-natal de suas parceiras, promovendo consultas específicas para os parceiros de gestantes e reforçando a importância da paternidade ativa.

Elizete dos Santos, responsável técnica pela Saúde do Homem, destaca que o Novembro Azul é uma oportunidade para ampliar o cuidado com a saúde masculina. “Queremos que os homens compreendam sua importância no cuidado com a saúde da família e, sobretudo, que se sintam acolhidos para discutir e prevenir problemas de saúde. Com o Dia D, esperamos promover essa conscientização”.

UBS participantes do Dia D na Regional Oeste

– USF Cidade Verde

– USF Jardim Independência

– USF Novo Terceiro

– USF Jardim Araçá / USF Santa Amália

– USF Santa Isabel I e II

– USF Santa Isabel III

– USF Despraiado I e II

– USF Novo Colorado I e II

– USF Ribeirão do Lipa

As demais unidades básicas de saúde continuarão realizando ações ao longo do mês de novembro, com diversas atividades preventivas e de conscientização.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora