Connect with us

Sorriso

Sorriso realiza Seminário Regional de Erradicação do Trabalho Infantil em MT

Publicado

em

Representantes da região Norte de Mato Grosso

Com o tema “Diálogo sobre o Trabalho Infantil na Região Norte de Mato Grosso”, representantes de Lucas do Rio Verde, Nova Ubiratã, Sinop, Vera e Sorriso, se reuniram em um seminário para discutir e ampliar as ações desenvolvidas para o Enfrentamento do Trabalho Infantil em Mato Grosso. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (09), no Auditório da Secretaria de Educação (Semed) e contou com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC) e Ministério Público do Trabalho (MPT).

“O Estado de Mato Grosso ocupa o 3º lugar nas ações de enfrentamento ao Trabalho Infantil, e erradicar esse tipo de trabalho é um compromisso de todos. Essa é uma luta constante que requer muitos diálogos e ações que surtam efeitos. Em Sorriso, desenvolvemos nossos programas e projetos para trazer aos pais e a sociedade a importância de entender que a criança tem o direito de estudar e brincar sem pular etapas da vida; lugar de criança é na escola e quando chegar a idade para trabalhar, enfim, poder ter o conhecimento necessário”, destaca a secretária de Assistência Social, presidente do Coegemas e primeira-dama Jucélia Ferro.

O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), como uma das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), que contou com a participação especial da superintendente de Benefícios e Programas e Projetos Socioassistenciais do SUAS (Setasc), Marimar Michels e procuradora do Ministério Público do Trabalho, Paula Bueno, que destacaram as ações realizadas na região Norte de Mato Grosso.

“Infelizmente situações de Trabalho Infantil em nossa região se tornou cultural, assim como em outros lugares do nosso país, e o Ministério Público tem atuado com veemência nesses e provocado a sociedade para se tornar parceria nessa causa, denunciando situações que exponham nossas crianças. E isso, de certa forma, resulta em uma aproximação benéfica a todos, principalmente a criança, com a oportunidade de sonhar e concretizar um futuro mais digno”, enfatiza a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Paula Bueno.

“Lugar de criança é na escola e brincando; esses encontros reforçam e fortalecem ainda mais as nossas campanhas e projetos desenvolvidos no Estado. A troca de experiência é muito importante para desenvolvermos propostas que mediante uma carta de intenção podermos executá-las. Porque a criança que trabalha é privada de vários direitos, além de acarretar vários problemas físicos e psicológicos que o Estado vai tratar” destacou a superintendente de Benefícios e Programas e Projetos Socioassistenciais do SUAS-Setasc.

A Organização das Nações Unidas (ONU) tem como meta erradicar o trabalho infantil até 2025. No Brasil, a legislação proíbe qualquer atividade laboral desenvolvida por crianças até os 13 anos, podendo somente a partir dos 14 anos, ser admitida como jovem aprendiz.

“Essa é uma das ações estratégicas que o PETI está desenvolvendo para realmente pensarmos em algo que mude essa realidade comum em nossos municípios, o Trabalho Infantil. O objetivo é dialogarmos e encontramos juntos, para a nossa regional, estratégias para resolver essas demandas através das políticas públicas. Precisamos combater a violação dos direitos da criança e do adolescente que impactam diretamente a sociedade mato-grossense a curto, médio e longo prazo, afinal, o trabalho Infantil existe, se vê, porém, não se fala” pontua coordenadora de Ações Estratégicas do AEPETI, Milana Higino.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Emoção marcou a formatura de mais uma turma do Projeto Social Bombeiros do Futuro

Publicado

em

Por

A última sexta-feira, dia 22, foi muito especial para 103 crianças que integraram a turma do segundo semestre de 2024 do Projeto Social Bombeiros do Futuro (PSBF). Junto aos familiares, eles receberam os certificados de conclusão do projeto. E conforme a madrinha do projeto, a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, o momento foi muito emocionante.

E ao falar de emoção, Jucélia citou a mamãe Elci que representou todos os pais no projeto. Elci é mamãe do pequeno Gustavo Santos Pacheco. Ela conta que o projeto fez toda a diferença e de forma muito postiça nas manhãs de sábado do pequeno. “Cada lição ele levará para a vida”, afirma Elci.

Presente no evento, o prefeito Ari Lafin, também parabenizou as crianças e familiares. Para Ari, o projeto é transformador e muda a vida de todos os envolvidos.

As manhãs de sábado também tiveram outra cor para a soldado BM Kátia Cordeiro. Acostumada a atuar no Projeto Social, Kátia desempenhou outro papel nos últimos quatro meses. Além de repassar seus conhecimentos para mais de 100 crianças, o olhar da bombeira estava sob o filho Pablo, 9 anos, que integrou o projeto. Pablo também recebeu as instruções sob o olhar atento do papai Leonardo Frais. “Quando as crianças estão sob nosso cuidado, o quartel inteiro se compromete, cuida, ensina, é responsável por cada criança que nos é confiada”, frisa Kátia.

Realizado em Sorriso desde 2006, o PSBF é motivo de orgulho para a Administração Municipal e também para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado. Responsável pela 10.ª Companhia Independente de Bombeiros Militar Alves Daroit, o major BM Leandro Kunze, ressalta que os militares tem muito carinho pelo projeto.

“Nossos militares – homens e mulheres do Corpo de Bombeiros, dedicam seu tempo de folga para estar presentes e auxiliar na formação de cada criança. Durante todos esses sábados, tivemos militares que saíram de suas casas, deixaram de estar com a família ou viver seu momento de folga para estar com essas crianças”, salienta.

Nessa edição a turma esteve sob a coordenação do 2.º sargento BM Valdeir Dantas Andrade. Dantas ressalta que o conteúdo foi voltado às atividades de atuação do Bombeiro Militar. As crianças receberam aulas teórica e práticas de atividades em altura, buscas com cães, buscas terrestres, hinos e canções/cidadania/civismo, mergulho e salvamento aquático, ordem unida, noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes, nós e amarrações, educação ambiental, educação para o trânsito, prevenção e combate a incêndio urbano e florestal.

Vale lembrar que Sorriso é o berço estadual do Bombeiros do Futuro que nasceu em 2006 e desde então mais de 2,4 mil crianças e adolescentes já passaram pela formação. Além do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura Municipal, o projeto contou com o apoio de empresários locais, ONGs e monitores.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora