Connect with us

Sorriso

Palestra abordará práticas de manejo para piscicultores de Sorriso

Publicado

em

Evento acontece nesta sexta-feira (11), as 15h30, no Assentamento Jonas Pinheiro

“O peixe não morre pela boca, morre pela má qualidade de água”. É com esse tema sugestivo que técnicos do programa Mais Peixe, gerido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa), irão apresentar estratégicas de manejo para fomentar a produção de pescado em Sorriso.

Voltado para piscicultores, estudantes e demais interessados pelo assunto, o evento acontece nesta sexta-feira (11), às 15h30 nas dependências da Escola Municipal Profª Matilde Zanata Gomes, no Assentamento Jonas Pinheiro (Poranga).

Segundo a coordenadora do programa Mais Peixe, Martinha de Souza Leal, o nivelamento abordará práticas a fim de viabilizar o correto manejo de pescado, além de auxiliar na identificação de doenças e tratamentos recomendáveis.

“Nosso intuito é que eles [piscicultores] absorvam o máximo de informações e, mediante isso, tenham mais autonomia para exercer a atividade de forma lucrativa”, afirma Martinha ao ressaltar que o Município possui condições propícias para a atividade.

“As características do solo e do clima são perfeitas. Quando conciliamos esses fatores a novas tecnologias e ao acompanhamento técnico especializado, a tendência é potencializar ainda mais a produção de pescado. E é exatamente nesse sentido que o programa Mais Peixe vem desenvolvendo suas atividades em Sorriso”, avalia.

Além de orientações teóricas, a programação também prevê a visitação técnica em uma propriedade rural da comunidade. Lá, os participantes poderão verificar in loco os resultados obtidos pela correta alimentação, controle de pH da água, nível de amônia no tanque, densidade de estocagem de peixe, entre outras recomendações igualmente importantes para manter a saúde dos peixes.

“A piscicultura é uma alternativa muito rentável, principalmente para o agricultor familiar por demandar pequenas áreas de terras. E nós, enquanto gestão pública, temos incentivado a atividade com a destinação de maquinário para abertura de tanques e acompanhamento com equipe técnica especializada”, pontua o gestor da pasta, Marlon Zanella, ao avaliar positivamente os demais programas desenvolvidos pela Semasa.

“Atualmente mais de 380 famílias são acompanhadas por nossos técnicos em diferentes programas desenvolvidos pela secretaria. Para ter noção da dimensão desse trabalho, somente em 2022, esses profissionais percorreram mais de 10 mil quilômetros para levar assistência técnica e auxiliar nas mais variadas atividades rurais. Um trabalho árduo, que requer dedicação exclusiva e que tem trazido resultados positivos não só para o setor produtivo, mas para toda a economia do Município”, conclui Zanella.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Projeto de intervenção urbana “A Arte Questiona a Vida” transforma ruas de Sorriso

Publicado

em

Por

Produção é parte de um esforço contínuo de promover a arte local e suas reflexões sobre a vida cotidiana

A frase “O preço de qualquer coisa é a quantidade de vida que você troca por isso”, de Henry Thoreau, é uma das reflexões que a arteterapeuta Gabriela Neves escolheu para seu projeto de intervenção urbana, intitulado “A Arte Questiona a Vida”, realizado nas últimas semanas pelas ruas de Sorriso, MT.

Contemplado pelo Edital Nº003/2023 “Produções Audiovisuais”, da Lei Paulo Gustavo, o projeto visou evidenciar o impacto que a intervenção artística pode ter no cotidiano urbano. Para isso, Gabriela e sua equipe espalharam 230 pôsteres artísticos (lambe-lambes), instalaram 6 painéis e organizaram 4 intervenções interativas, com o intuito de provocar a população a refletir sobre a vida, a arte e o estado atual da sociedade.

A proposta foi de trazer a arte para o dia a dia da cidade, criando momentos de pausa e introspecção em meio à rotina agitada. De acordo com Gabriela, a experiência foi gratificante e desafiadora. “Atividades artísticas de intervenção social não tradicional, como essa, têm um papel transformador. A arte urbana é uma poderosa ferramenta de intervenção coletiva, capaz de modificar tanto o cenário urbano quanto a realidade individual de cada um”, afirma a artista.

Esse projeto não só trouxe um novo olhar sobre os espaços públicos de Sorriso, como também envolveu a comunidade, que foi surpreendida por mensagens e imagens que incentivam a reflexão e o diálogo sobre a vida e a sociedade.

O vídeo do projeto “A Arte Questiona a Vida” está programado para ser exibido até o final deste ano. Ele fará parte de um conjunto de produtos audiovisuais que estão sendo produzidos no Município ao longo de 2024. A data exata da exibição ainda será definida, e assim que for confirmada, a população será informada.

Sobre a artista

Gabriela Neves é artista plástica e psicóloga. Há doze anos trabalha com o entrelaçar desses saberes nas políticas públicas de saúde, assistência social e cultura. Nos últimos três anos tem desenvolvido, no município de Sorriso MT, diversos projetos culturais que trazem, como plano de fundo, ações de impacto na saúde mental. Como produtora cultural, já desenvolveu trabalhos de pintura, literatura, artesanato, audiovisual e intervenção urbana.

Instalações interativas

Banco de Memórias: Um banco na Avenida Blumenau foi transformado em uma instalação interativa com balões e uma placa que perguntava “Qual sua memória mais bonita?”. Os participantes eram convidados a escrever e compartilhar memórias, incentivando reflexão sobre momentos especiais.

Dispositivo Antiestresse: Em um coqueiro e em um ponto de ônibus, foram instalados 20 metros de plástico bolha com uma placa “Antiestresse”. A intervenção incentivava as pessoas a interagirem, desestressando ao estourar as bolhas.

Caixa de Flores: Uma caixa com flores foi pendurada em uma árvore com a frase “Se estiver triste, pegue uma flor”. A intervenção proporcionou conforto emocional a quem passava, levando a momentos de emoção e conexão com estranhos.

Dado do Amor: Um dado gigante foi colocado em um gramado, com perguntas e mensagens sobre o amor em cada face. A proposta era provocar reflexão e diversão sobre esse sentimento universal.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora