Connect with us

MATO GROSSO

“Apoio da Secel me deu a oportunidade de expor meu trabalho para o mundo”, afirma empreendedora criativa de MT

Publicado

em

A empreendedora de Terra Nova do Norte (650km de Cuiabá) Gisele Bido participou da Feira de Exposição de Produtos de Sociobiodiversidade durante o evento “Diálogos Amazônicos”, realizado em Belém (PA) durante esta semana. Idealizadora do projeto ArtGi, especializado na produção de artigos em madeira e engajado na sustentabilidade, ela reforçou a importância do Governo de Mato Grosso apoiar a aceleração de negócios criativos.

“O apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), foi um divisor de águas para o meu empreendimento. Antes a gente não sabia como mostrar o nosso trabalho para a sociedade e nós não possuíamos instalações e as máquinas adequadas para trabalhar, mas o impulso que a Secel nos deu, com capacitações e recursos, através do edital Move-MT, foi como um foguete. Assim conseguimos deslanchar e dar o up para o nosso negócio. Sem a Secel eu não seria a ArtGi e não estaria vivendo a experiência de expor meu trabalho aqui”, destacou Gisele, ressaltando que o intuito de seu projeto é visar a preservação do meio ambiente, o reflorestamento e o aproveitamento da matéria prima.

Bruno Pitarello, de Alta Floresta (790 km), está à frente do Ponto AgroEcológico Dente-de-Leão, um espaço que promove turismo de experiência a baixo custo por meio de estruturas de um hostel ecológico.

“Eu não imaginava a possibilidade de ter a Secel apoiando esse tipo de ação ligada ao meio ambiente, mas eles estão enxergando o potencial de iniciativas como essa, que visa a sustentabilidade dos biomas locais”, observou o biólogo.

O espaço de Bruno é pensado e construído com os princípios da permacultura e da agroecologia, em um contexto comunitário de agricultura familiar, que tem como estratégia a conservação a floresta.

“Esse olhar da Secel para empreendimentos que visem a floresta em pé e as comunidades rurais é muito significativo, pois é através destes editais que conseguimos estruturar o nosso negócio, aliando a geração de renda e a preservação ambiental”, pontuou Pitarello.

Gisele Bido e Bruno Pitarello foram selecionados em editais da secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, e representam os empreendedores criativos de Mato Grosso na feira.

“Além da experiência de mercado e do networking, percebemos a relevância de trazer dois dos nossos expositores para cá. Assim, observamos os resultados de uma política pública pensada em desenvolver os projetos de forma continuada e integrada nas discussões do evento”, afirmou Keiko Okamura, superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa na Secel.

O secretário adjunto de Cultura, Jan Moura, esteve com os mato-grossenses na capital paraense e ressaltou a importância de manter o acompanhamento dessas empresas, comprovando os investimentos do Governo do Estado em políticas públicas pautadas no desenvolvimento sustentável através de economias críticas e verdes.

“Nesse importante território de debate e construção de políticas públicas para a preservação e sustentabilidade, Mato Grosso apresenta dois importantes exemplos de projetos sustentáveis. São iniciativas que contam com o fomento do Governo e que mostram nosso potencial para o Brasil e o mundo”, destacou Jan.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Desembargador José Lindote é eleito 1º Tesoureiro do Colégio de Corregedores do Brasil

Publicado

em

Por

O corregedor-geral da Justiça do Estado de Mato Grosso eleito, desembargador José Luiz Leite Lindote, foi escolhido como 1º Tesoureiro da nova gestão do Colégio Permanente de Corregedoras e Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE). A eleição dos novos membros do colegiado ocorreu na tarde de quinta-feira (21), em Manaus (AM).
 
O desembargador Lindote assumirá o cargo a partir de janeiro de 2025, juntamente com os demais integrantes do Colégio, que terá como presidente o corregedor-geral de Justiça do Estado de Rondônia, desembargador Gilberto Barbosa Batista dos Santos.
 
As eleições para os cargos diretivos do CCOGE e do Fórum Fundiário Nacional foram realizadas durante a programação da 94ª edição do Encontro Nacional de Corregedoras e Corregedores-Gerais de Justiça do Brasil (ENCOGE) e do 6º Fórum Nacional Fundiário. As atividades tiveram início na quarta-feira (20) e seguem até sexta-feira (22).
 
A organização do ENCOGE é conduzida pelo Colégio Permanente de Corregedoras e Corregedores-Gerais, pelo Fórum Nacional Fundiário, pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM).
 
Confira os eleitos para a próxima gestão do CCOGE:
Presidência: Corregedor-geral da Justiça do Estado de Rondônia, desembargador Gilberto Barbosa Batista dos Santos.
1º Vice-presidente: Corregedor-geral da Justiça do Estado de Santa Catarina, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli.
2º Vice-presidente: Corregedor-geral do Foro Extrajudicial do Estado do Maranhão, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos.
1º Tesoureiro: Corregedor-geral da Justiça do Estado de Mato Grosso eleito, desembargador José Luiz Leite Lindote.
2º Tesoureiro: Corregedor-geral da Justiça do Estado do Pará, desembargador Francisco José dos Anjos Bandeira de Melo.
1º Secretário: Corregedor-geral da Justiça do Estado da Bahia, desembargador Roberto Maynard Frank.
2º Secretário: Corregedor-geral da Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Francisco Eduardo Loureiro.
 
Fórum Fundiário Nacional:
Presidente: Corregedor-geral do Foro Extrajudicial do Estado do Piauí (eleito), desembargador Hilo Almeida Sousa.
Vice-presidente: Corregedor-geral do Foro Extrajudicial do Estado de Goiás (eleito), desembargador Anderson Máximo de Holanda.
 
Leia mais sobre o 94ª ENCOGE
 
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1:   corregedor-geral eleito do TJMT é eleito 1º Tesoureiro do CCOGE,  
 
Gabriele Schimanoski (Com assessoria TJMA)
Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora