Connect with us

Cuiabá

Secretaria de Bem Estar Animal busca conscientizar a população para preservar a saúde dos animais em época de clima seco

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), através da Secretaria-adjunta de Bem-Estar Animal, está em campanha de conscientização para alertar e incentivar as pessoas a adotar cuidados na saúde de seus pets e animais que circulam nas ruas. A iniciativa visa conscientizar as pessoas, de que os animais, assim como os seres humanos, também sofrem com o calor que afeta Cuiabá e o Estado nessa época do ano. Lembrando que queimadas e fatores climáticos contribuem para que a situação piore.

“Precisamos ficar atentos aos problemas respiratórios pois o clima torna-se muito seco. Além disto, a poeira tende a subir com maior facilidade, congestionando o nariz dos pets”, explicou a médica veterinária do Canil Municipal, Tatiana Soares.

É importante observar o focinho dos animais, verificando se está umedecido. Para animais que já têm a tendência de produzir baixa quantidade de lágrima é indicado fazer uso dos umidificadores e colírios lubrificantes. Além disso os horários de passeio deverão ser alterados, visando evitar queimaduras nos coxins (almofadinhas das patinhas dos cães) e desidratação.

As altas temperaturas podem, inclusive levar os animais à desidratação. Com isso, o ideal é manter vários potes de água disponível para estimular os animais à consumir o máximo possível de água. Essa atitude é válida tanto nas residências, como em frente aos comércios e ao longo das vias em que os animais circulam.

“A maior preocupação são os animais que transitam nas ruas. Porque bebem água quando encontram e muitas vezes a qualidade é péssima, o que pode acarretar outros problemas aos animais. A sugestão é que as pessoas coloquem potes de água na frente de seus estabelecimentos comerciais e casas visando amenizar um pouco o sofrimento destes animais que já são penalizados por estarem expostos a todos os tipos de desafios nas ruas”, pontuou a médica veterinária e Secretária Adjunta de Bem Estar Animal, Andrea Janaina de Mello,

Andrea orienta que a água disponibilizada aos animais deve estar sempre fresca, limpa e com qualidade própria para consumo. “Pedimos a população que colabore e propague estas informações para as pessoas visando amenizar um pouco o sofrimento dos animais.

Vale ressaltar que a atenção e cuidados com os animais deve ser uma prática diária independente do ambiente onde vivem. “Trata-se de um ato de amor, mas também de proteção e amparada pela legislação”, frisou Andrea Mello.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Passe Livre Cultural para pessoas com deficiência garante acesso a eventos socioculturais de Cuiabá

Publicado

em

Por

Com o objetivo de promover a inclusão e garantir o acesso de pessoas com deficiência a eventos socioculturais, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, regulamentou a Lei nº 6.605, de 16 de dezembro de 2020, por meio de Decreto Municipal 10.488/2024, que institui o Passe Livre Cultural. A normativa reafirma o compromisso de assegurar a plena participação dessas pessoas em eventos socioculturais realizados em locais públicos e privados no município. O Decreto será publicado em edição suplementar da Gazeta Municipal de 4 de outubro.
Os eventos socioculturais abrangem atividades que visam proporcionar entretenimento, informação, lazer, cultura e esporte, dentre eles feiras, exposições, cinemas, teatros, casas de espetáculos, circos, shows, estádios e ginásios esportivos, entre outros.
Para ter acesso ao benefício, é necessária a apresentação de uma carteira de identificação expedida por uma entidade representativa ou pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), além de um laudo médico com validade de até um ano. O Passe Livre Cultural é destinado a pessoas com qualquer tipo de deficiência, seja física, auditiva, intelectual/mental, visual, múltipla, autismo ou síndrome.
O acesso gratuito será concedido a pessoas com deficiência maiores de 18 anos que precisarem de um acompanhante, devendo comprovar essa necessidade por meio de laudo médico. A verificação poderá ser feita no ato da compra do ingresso, na entrada do evento ou mediante conferência da inscrição na carteira concedida ao beneficiário.
Será impedido o acesso aos eventos socioculturais do acompanhante que não estiver efetivamente com a pessoa com deficiência. O Passe Livre Cultural não cobre serviços de “open bar” ou “open food”, sendo válido apenas para o ingresso ao evento.
É importante destacar que os organizadores de eventos são obrigados a reservar ingressos gratuitos para pessoas com deficiência desde o início das vendas até o horário do evento, tanto em pontos físicos quanto virtuais, garantindo que as plataformas sejam acessíveis.
Os ingressos emitidos pelo Passe Livre Cultural devem identificar expressamente o benefício, e os assentos destinados aos beneficiários devem ser distribuídos de maneira acessível e inclusiva, conforme a Lei Federal nº 13.146/2015. Estabelecimentos que realizam eventos socioculturais devem afixar, em local visível, cartazes com informações sobre a Lei nº 6.605/2020 e as condições para o uso do Passe Livre Cultural.
O beneficiário perde o direito ao Passe Livre Cultural em casos de emissão de declarações falsas ao solicitar o benefício ou uso indevido do mesmo para fins não previstos na Lei.
O descumprimento da Lei nº 6.605/2020 ou de suas regulamentações resultará em penalidades, conforme o Art. 3º da referida Lei.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora