A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) atendeu mais de 150 produtores rurais e responsáveis técnicos no Mutirão Ambiental Vale do Guaporé, durante a 29ª Expoeste, no Parque de Exposições de Pontes e Lacerda, entre os dias 3 e 4 de agosto.
Analistas da Sema-MT tiraram dúvidas e orientaram os produtores sobre pendências de mais de 350 Cadastros Ambientais Rurais (CARs).
O mutirão foi realizado em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
“Foi um grandioso evento em que o sindicato rural conseguiu trazer o produtor para sanar as suas dúvidas a respeito do seu CAR”, comemorou o presidente do Sindicato Rural de Pontes e Lacerda, Michel Leinat.
A secretária adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto ressaltou a importância das parcerias entre sindicatos rurais da região, prefeituras, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja) para a realização do mutirão.
“É um momento em que nos aproximamos do produtor e auxiliamos ele na regularização do Cadastro Ambiental Rural e do Código Florestal e ajudamos o Vale do Guaporé a ter uma produção sustentável. É importante agora que o produtor continue o processo e acompanhe junto com o responsável técnico para que as pendências sejam sanadas para validar o CAR”, afirmou.
Os municípios atendidos sobre o Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar) foram Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D Oeste, Figueiropolis D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Vale de São Domingos e Vila Bela da Santíssima Trindade.
O deputado estadual Valmir moretto destacou que o mutirão é um trabalho necessário e importante para a região. “Gostaria de agradecer ao sindicato rural é uma iniciativa que ajuda a trazer resoluções para a nossa região”.
Por meio do Simcar em Campo, analistas da Sema conversaram individualmente com produtores rurais e responsáveis técnicos para explicar as pendências que devem ser regularizadas para validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
A Sema também atendeu o Simcar Assentamentos e ministrou palestras sobre Oportunidades e desafios na regularização do imóvel rural e Usos e restrições de áreas úmidas, com as secretarias adjuntas Luciane Bertinatto, de Gestão Ambiental e Lilian Santos, de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos.
Este é o terceiro mutirão ambiental realizado este ano. Em junho, foi realizado o Mutirão Ambiental Vale do Araguaia, em Barra do Garças, e, em julho, o Mutirão Ambiental Vale do Cuiabá.
A cerimônia é aguardada com ansiedade pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e pelo governador Mauro Mendes, que irão testemunhar, juntamente com os casais habilitados, o tão sonhado matrimônio por meio do Casamento Abençoado. O evento está confirmado para o dia 8 de dezembro, no Ginásio Aecim Tocantins.
Para a primeira-dama Virginia Mendes, o momento é de expectativa.
“É um orgulho estar na 3ª edição do Casamento Abençoado. Eu e o governador estamos ansiosos para ver os casais que irão oficializar a união de alguns que já vivem juntos e de outros que planejam, mas, devido às condições financeiras, não puderam concretizar. Esta data vai marcar a vida de muitas famílias e será um dia lindo, com tudo o que ele tem direito”, disse Virginia Mendes.
Foto: Jana Pessôa/Unaf
Ela também lembrou a novidade desta edição, na qual os casais habilitados concorrerão ao sorteio de cinco imóveis ofertados pelo MT Par, em parceria com a Construtora e Imobiliária Farias Ltda., Pacaembu Construtora S.A. e Construtora e Imobiliária Paiaguás.
“Já pensou, além de realizar o sonho do casamento, ser contemplado com uma casa? Agradeço ao presidente Wener Santos pelo apoio, às construtoras por essa parceria, à secretária Grasi e sua equipe na Setasc, e ao suporte da minha equipe UNAF, porque ninguém faz nada sozinho. Que Deus os abençoe”, agradeceu a primeira-dama do Estado.
Foto: Jana Pessôa/Unaf
“Com certeza será um dia inesquecível. Esse projeto nasceu no meu coração, e estou muito feliz por mais uma vez realizar o Casamento Abençoado”, lembrou Virginia Mendes.