Connect with us

MATO GROSSO

Operação Lei Seca resulta na prisão de sete motoristas por embriaguez ao volante

Publicado

em

A Operação Lei Seca que ocorreu na madrugada desta segunda-feira (07.08), na MT-251, na região do Coxipó do Ouro, em Cuiabá, resultou na prisão de sete motoristas por embriaguez ao volante. Na ação, 178 pessoas foram submetidas ao teste do bafômetro.

Foram lavrados 43 Autos de Infração de Trânsito (AITs), sendo 7 por conduzir veículo sob efeito de álcool, 3 por recusa do teste de alcoolemia, 2 por conduzir veículo sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), 25 por conduzir veículo sem registro ou não licenciado e 6 por infrações diversas. Além das prisões por embriaguez ao volante, uma pessoa foi presa por usar documento falso. Ao todo, 174 veículos foram fiscalizados, 41 autuados e 35 removidos.

O Gabinete de Gestão Integrada, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, reforçou a fiscalização na Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251) a fim de garantir a segurança das pessoas que retornavam do Festival de Inverno, realizado em Chapada dos Guimarães.

Nas operações que ocorreram no sábado e domingo (05 e 06), oito pessoas foram presas por embriaguez ao volante e 114 AITs foram confeccionados. Também foram fiscalizados 428 veículos e autuados 93.

A Operação Lei Seca contou com o Batalhão de Trânsito da PM (BPMTran); Corpo de Bombeiros (CBM), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Operação Pubblicare prende parlamentar por atuar em benefício de facção criminosa na capital

Publicado

em

Por

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (FICCO-MT) deflagrou, nesta sexta-feira (20.09), a Operação Pubblicare para cumprir ordens judiciais contra o núcleo de uma organização criminosa formado por servidores públicos que colaboravam com membros de facção na lavagem de dinheiro por meio da realização de shows e eventos em casas noturnas de Cuiabá.

Um parlamentar de Cuiabá foi preso na operação.

Setenta policiais cumprem 15 medidas cautelares, entre prisão, buscas, sequestro de bens e bloqueios de contas bancárias. As ordens judiciais foram expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá (Nipo), sendo:

  • Um mandado de prisão preventiva;
  • Sete mandados de busca e apreensão;
  • Seis veículos e um imóvel sequestrados e bloqueio de contas bancárias

A Operação Pubblicare é desmembramento da Operação Ragnatela, deflagrada em junho deste ano, quando a FICCO-MT desarticulou um grupo criminoso que teria adquirido uma casa noturna em Cuiabá pelo valor de R$ 800.000,00, pagos em espécie, com o lucro auferido por meio de atividades ilícitas. A partir de então, o grupo passou a realizar shows de MCs nacionalmente conhecidos, custeados pela facção criminosa em conjunto com um grupo de promoters.

Agentes públicos

Durante as investigações também foi identificado que os criminosos contavam com o apoio de agentes públicos responsáveis pela fiscalização e concessão de licenças para a realização dos shows, sem a documentação necessária. Foi identificado que um parlamentar atuava em benefício do grupo na interlocução com os agentes públicos e recebendo, em contrapartida, benefícios financeiros.

Os investigados respondem pelos crimes de corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa, com os membros da facção indiciados durante a Operação Ragnatela.

A Operação Pubblicare, termo em italiano, faz alusão à atividade do agente público, que em vez de atuar em prol da população, focava em interesses escusos da facção criminosa.

A FICCO-MT é uma força integrada composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar e tem por objetivo realizar uma atuação conjunta e integrada no combate ao crime organizado no estado do Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora