Connect with us

MUNDO

Dezenas de chineses ficam feridos após terremoto de magnitude 5,4

Publicado

em

Terremoto na China
Reprodução Twitter China Daily

Terremoto na China

Um terremoto de magnitude 5,4 graus na escala Richter atingiu o noroeste da China neste domingo (6) às 15h no horário local, 2h da madrugada no horário de Brasília, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Ao todo, 21 pessoas ficaram feridas com o tremor e dezenas de edifícios colapsaram, segundo a mídia local. (Veja vídeos abaixo)

O terremoto ocorreu ao sul da cidade de Dezhou, na província de Shandong, a uma profundidade de 10 km da superfície.

“Durante o terremoto, minha cabeça tremia no travesseiro, achei que estava tendo um pesadelo”, escreveu um usuário na plataforma Weibo.

O USGS emitiu um alerta vermelho indicando possíveis danos extensos e algumas vítimas conforme dados preliminares do abalo.

Segundo a emissora estatal CCTV foram ao menos 10 feridos e 74 casas ou prédios “desmoronados” após o terremoto, que foi seguido por 52 réplicas.

O Ministério de Gestão de Emergências da China emitiu o nível quatro de resposta a desastres e enviou uma equipe para Shandong para liderar os esforços de resgate, de acordo com a agência estatal Xinhua.

Em Pequim e Xangai, duas das cidades mais populosas do país, pode-se sentir efeitos do terremoto, cerca de 800 km do epicentro. É raro que esses efeitos sejam percebidos nessa região do país, apesar de terremotos serem comuns na China.



Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora