Connect with us

MATO GROSSO

Reativados pela Seduc, grêmios estudantis já estão presentes em 76% das escolas estaduais de MT

Publicado

em

Três anos após serem reativados pela Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (Seduc), os grêmios estudantis já foram implantados em 76,5% das 666 escolas estaduais, colocando o Estado como o mais ativo na democratização dos espaços escolares.

O índice está bem acima da média nacional para escolas públicas, que é de 12,3%, segundo o Mapeamento de Grêmios Estudantis no Brasil realizado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em parceria com a Iniciativa Nós, o Sistema de Educação Pública Antirracista e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). São 510 escolas com grêmios e outras 81 estão em fase de implantação.

A instalação de grêmios foi retomada em 2020, a partir da criação da Representação dos Grêmios na Superintendência de Gestão de Diretorias Regionais de Educação (SGDR), sob a responsabilidade da Secretaria-Adjunta de Gestão Regional.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, afirma que o grêmio tem a capacidade de integrar mais os estudantes entre si e com toda a escola. “Por meio das agremiações, os alunos ganham voz na comunidade escolar”, enfatiza, ao lembrar do 1º Encontro dos Grêmios Estudantis do Estado de Mato Grosso – Conexão Jovem, realizando no dia 1º de junho de 2023, em Cuiabá, que reuniu mais de 1.500 estudantes.

Na avaliação do representante dos grêmios na Seduc, Leonardo Coelho, a inserção da organização nas escolas foi um passo importante para que os estudantes possam realizar escolhas, definir metas e fazer ações em conjunto para que se tornem autônomos e promovam o espaço democrático da escola onde toda a comunidade tem vez e voz.

Leonardo também destaca que, para dar mais autonomia aos grêmios, a Seduc vai realizar ainda em agosto de 2023 um curso sobre liderança ativa para todos os presidentes ou vices.

“A ideia é que entendam melhor a sua função na comunidade escolar e desenvolvam seu protagonismo, de modo que sejam capazes de identificar seus espaços e planejar ações promovendo empatia e equidade no contexto escolar”, pontua.

Presidente do Grêmio Estudantil Geração Acadêmica Consciente (GAC), da Escola Estadual Militar Tiradentes Celso Henrique de Souza Barbosa, em Nova Mutum, Saymon Lopes George, afirma que a principal missão do grêmio do qual faz parte é honrar a escola e fazer com que o nome dela seja cada vez mais respeitado. “Fora isso, promovemos ações recreativas e sociais que ajudam famílias carentes do município”, comentou.

Já na Escola em Tempo Integral Vocacionada a Línguas Antônio Epaminondas, em Cuiabá, o professor Jackson Regis, que é o interlocutor do grêmio, diz que o trabalho realizado pelo grêmio é brilhante e que a Seduc tem priorizado esse protagonismo que busca sempre uma melhor versão para o futuro de cada um e a também na manutenção dos estudos”, finalizou.

Os grêmios só não serão instalados nas 70 escolas de educação indígenas e cinco quilombolas que possuem características próprias de suas lideranças.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Dia da Árvore: população pode pegar mudas de árvores em empresas, shoppings e órgãos públicos

Publicado

em

Por

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, o Programa Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, está promovendo ações de distribuição de mudas em empresas, shoppings e órgãos públicos de Cuiabá para que a população pegue mudas de árvores nativas e frutíferas e plantem onde quiserem. 
 
Nesta quinta-feira (19 de setembro), foram distribuídas mudas na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Senai e Justiça Federal. Ao todo, serão distribuídas mais de 3 mil mudas. 
 
Nessa sexta-feira (20 de setembro), serão distribuídas 300 mudas de jatobá, aroeira, ingá, gonçaleiro e ipê na empresa Carvalima, localizada no Parque Cuiabá, na Capital. 
 
No Shopping Estação também haverá distribuição de 500 mudas aos clientes que estiverem passando pelo centro de compra, no piso G2. Para o gerente de marketing, Deucimar Serra, celebrar o Dia da Árvore em parceria com o Programa Verde Novo é muito gratificante. “Essa ação é de grande importância para o processo de expansão da arborização da nossa cidade e melhoria da qualidade de vida da população. Receber o projeto aqui no shopping acaba facilitando para muitas pessoas que têm interesse em receber mudas de árvores”, destaca. 
 
No Pantanal Shopping, a distribuição será nos dias 20 e 21, das 13h às 21h, na Sala da Sustentabilidade, no piso 1, e no Fraldário, localizado no piso 2, com 500 exemplares de amora, acerola, goiaba e ipê. 
 
A ação tem como finalidade mobilizar a sociedade para o plantio e manutenção de árvores na Capital, visando alcançar índices de arborização satisfatórios que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população, através da redução da sensação térmica e do aumento da umidade relativa do ar. 
 
A gerente de marketing, Daniela Rossi, destaca que “o respeito ao meio ambiente é algo presente em nossa rotina e operações, o que é, posteriormente, transmitido aos lojistas, buscando atender todo o nosso entorno. O Dia da Árvore é apenas uma de várias ações que realizamos para o público, com a visão de que, aos poucos, cada um pode fazer a diferença. O projeto Verde Novo é mais uma vez um grande parceiro. Todos estão convidados para participar”. 
 
#Paratodosverem 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: foto vertical colorida da distribuição de mudas na Sefaz, com uma mulher pegando uma muda que é entregue por um rapaz. Há paredes azuis e teto branco da repartição pública, com uma fila de pessoas escolhendo suas mudas, que estão no chão. 
 
Mylena Petrucelli 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora