Connect with us

Cuiabá

Stopa debate com cônsul-geral da Suíça construção de parcerias para investimento em energia solar

Publicado

em

O vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, debateu com o cônsul-geral da Suíça, Pierre Hagmann, possibilidades de formalizar parcerias com empresas do país europeu para investimento em energia limpa na capital de Mato Grosso. O assunto fez parte de uma reunião de intercâmbio realizada, nesta quinta-feira (3), no Palácio Alencastro.

Representando o prefeito Emanuel Pinheiro, Stopa destacou que a gestão do Município está buscando no setor privado interessados em financiar projetos de captação de energia solar. Ele relatou que, neste momento, já há em andamento uma parceria com o Shopping Popular, que resultará no primeiro Parque Tecnológico de Geração de Energia Sustentável de Cuiabá.

“Ampliar os investimentos em energia solar faz parte da política de sustentabilidade que desenvolvemos em Cuiabá. Temos uma legislação que nos permite realizar uma Parceria Público-Privada (PPP). Então, havendo o interesse das empresas, basta trabalharmos juntos para construir os projetos”, explicou o vice-prefeito.

O cônsul-geral enfatizou que a Suíça tem a pretensão de continuar trazendo novas tecnologias para o Brasil. Segundo ele, atualmente, mais de 500 empresas suíças estão instaladas em território brasileiro – sendo cerca de 30 em Mato Grosso – e empregam mais de 68 mil pessoas. Ainda de acordo com Pierre Hagmann, a Suíça é o nono país que mais investe no Brasil.

Pierre contou ainda que a relação com o Brasil se estabeleceu há aproximadamente 200 anos, quando os primeiros 2 mil imigrantes suíços fundaram a colônia de Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro. Hoje, mais de 15 mil suíços residem no Brasil e, conforme relatado pelo cônsul-geral, pelo menos 20 deles estão em Cuiabá.

“É super importante para nós conhecer esses projetos, pois estamos fazendo um mapeamento das oportunidades, para depois compartilharmos com as nossas empresas. Podemos fomentar esse intercâmbio comercial, pois temos esse apoio para desenvolver a economia suíça no Brasil”, completou Pierre Hagmann.

Também participaram da reunião os secretários municipais de Governo, Wilton Coelho, de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, e o chefe de gabinete do prefeito, Carlos Miranda.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora