Ao perceber que o grupo voltaria para realizar mais disparos contra eles, o PM se posicionou para surpreendê-los e atirou quando os criminosos se aproximaram, de acordo com ele. Um deles morreu no local.
Derrite informou que o companheiro de farda de Najara relatou que, no momento, pensou que os bandidos poderiam estar se aproximando para atirar novamente devido ao barulho do carro deles. “Colocou-se numa posição estratégica e surpreendeu esses criminosos”
“Graças a essa atitude, ele não só salvou sua vida, como a vida de sua parceira”, disse o secretário.
Ele ainda explicou que, no momento do ataque, quatro homens estariam envolvidos. “Indivíduos covardes fortemente armados”, afirmou Derrite, acrescentando que o grupo fugiu após atirar contra os agentes.
O homem que foi morto durante a troca de tiros era procurado pela Justiça por sequestro, segundo o secretário. “Agora, estamos vendo se ele estava nesse veículo, é o processo que a Polícia Civil está tentando concluir”, afirmou.
Derrite relatou que, no dia do ataque, as equipes receberam denúncias de que um homem havia descido o morro correndo, nervoso e, depois, entrou em um ônibus.
“Policiais entraram nesse ônibus, realizaram a prisão desse indivíduo e encontraram uma mochila escondida na parte inferior de um dos bancos”, disse ele, afirmando que, na mochila, haviam drogas, uma arma e uma roupa que teria sido usada por um dos criminosos durante os disparos contra os PMs.
“Ou seja, esse indivíduo preso é um dos já reconhecidos por ter praticado esse atentado contra os policiais. Está preso”, afirmou Derrite.
Outro homem também foi detido como um dos integrantes da quadrilha que fez o atentado. “Sofreu um disparo de raspão na região da cabeça […]. Foi surpreendido em uma unidade de saúde em São Vicente porque fugiu”, acrescentou.
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.