Connect with us

Cuiabá

Agosto Lilás: Campanha com ações de prevenção à violência é lançada pela Secretaria Municipal da Mulher

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher realizou o lançamento dqa campanha “Agosto Lilás”, nesta terça-feira (1), na Praça Ipiranga, localizada na região central de Cuiabá possibilitando assim a rápida disseminação de informações.

A ação consistiu na distribuição de panfletos e na divulgação de informações sobre os tipos de violência doméstica existentes, que são: a moral, psicológica, física, sexual e patrimonial, além de expor todos os 7 ciclos da violência.

De acordo com a secretária da Mulher, Cely Almeida, o evento teve a finalidade de conscientizar, alertar e debater com a sociedade os avanços e desafios no enfrentamento às violências.

“A campanha Agosto Lilás é inspirada na Lei Maria da Penha, um marco na luta contra a violência doméstica e familiar no Brasil, que completará 17 anos de existência no dia 7 de agosto. Durante todo o mês, serão realizadas diversas ações de conscientização para o combate da violência doméstica”, explica.

A estudante Isadora Mello parabenizou a Secretaria por esta iniciativa e destacou a importância em realizar ações em locais centrais, onde diversas pessoas circulam diariamente. Depois de observar todo o circuito da violência exposto em um estande, ela ressaltou que muitas vezes as mulheres sofrem algum tipo de violência e nem sabem.

“Fiquei meio perplexa com o que vi neste ciclo, já que algumas coisas eu nem sabia que eram certos tipos de violência. Que bom saber que cada vez mais existem pessoas que olham pela nossa causa”, afirma.

Segundo a psicóloga Rafaela Queiroz, a violência doméstica ainda é um dos grandes gargalos sofridos pelo público feminino, que busca incessantemente a sua erradicação, e são essas ações que ajudam a sociedade a abrir os olhos.

“A violência contra a mulher é um fenômeno cultural enraizado em nossa sociedade e que precisa ser combatido. Parabéns a todos os envolvidos nessa linda campanha”, observa.

Para a secretária-adjunta da pasta da Mulher, Elis Regina Prates, é fundamental intensificar o assunto e conscientizar a população sobre a gravidade da violência contra a mulher e promover a igualdade, o respeito e a proteção em todas as esferas da sociedade. Ela ainda reforça que muitas ações irão acontecer durante todo o mês, principalmente visando os bairros onde existem os maiores índices de violência contra a mulher.

“Todos os sábados estaremos em uma região de Cuiabá dando continuidade a este trabalho que está sendo iniciado hoje. Teremos muitas rodas de conversa, palestras e, inclusive, vamos atender ao pedido de Primavera do Leste e Barra do Bugres para que possamos levar todas as informações da rede de enfrentamento”, finaliza.

Participaram da atividade representantes da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Defensoria Pública, coordenadora da Casa de Amparo, Secretária adjunta de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Patrulha Maria da Penha, Conselho da Mulher, e a psicóloga Marialice Mundim, esposa do vice-prefeito José Roberto Stopa.

Durante a ação também foi destinado um espaço às mulheres empreendedoras que foram capacitadas pelo Qualifica Mulher, iniciativa também desenvolvida pela Prefeitura de Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora