Esta semana de transição entre fevereiro e março de 2023 é marcada por datas que reforçam a memória de figuras da cultura e história do Brasil. No dia 1º de março de 2023, a morte do político, escritor e diplomata baiano Rui Barbosa completa 100 anos.
Jurista de destaque e uma das principais personalidades do movimento abolicionista no Brasil, Rui Barbosa teve sua trajetória contada no De Lá Pra Cá em 2013 e pelo História Hoje, da Radioagência Nacional, em duas oportunidades (em 2018 e 2022).
Também em 3 de março, mas de 1953, nasceu o jogador de futebol Arthur Antunes Coimbra, mais conhecido como Zico. Ele é considerado um dos maiores ídolos do Flamengo e da seleção brasileira, tendo conquistado diversos títulos e prêmios ao longo da sua carreira. O Galinho de Quintino já deu diversas entrevistas para a TV Brasil. Em uma delas, contou a sua trajetória ao repórter Sérgio Du Bocage.
No dia 4, a morte da cantora paulista Celly Campello, considerada uma das precursoras do rock no Brasil, completa 20 anos. Campello teve grande sucesso na década de 1960, com canções como “Banho de Lua” e “Estúpido Cupido”. Ela já teve a história contada noDe Lá Pra Cá, da TV Brasil, e no programa da Rádio MECRádio Sociedade.
Datas da semana
O dia 27 de fevereiro é marcado pelo Dia Nacional do Livro Didático, instrumento fundamental para a educação e formação do cidadão. A Agência Brasil já fez matérias sobre a data em 2005 e 2017.
Falando em educação, no dia 3 de março de 1963 foi publicada a primeira tirinha de jornal com a personagem Mônica, criada pelo cartunista Maurício de Sousa.
Por fim, no dia 1º de março, a cidade do Rio de Janeiro completa 458 anos. Conhecida por suas belezas naturais e pela sua rica história cultural, a cidade já teve seu aniversário contado nas Rádios EBCe na Radioagência Nacional.
Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:
26 de fevereiro a 4 de março de 2023
27
Dia Nacional do Livro Didático
28
Nascimento da cantora fluminense Teresa Cristina (55 anos)
Nascimento da historiadora paulista Emília Viotti da Costa (95 anos)
Banda U2 lança disco “War” (40 anos)
Dia Mundial das Doenças Raras
1
Morte do político, escritor e diplomata baiano Ruy Barbosa (100 anos) – conhecido como “O Águia de Haia”
Morte do radialista e apresentador de TV paranaense Haroldo de Andrade (10 anos)
Morte do escultor e entalhador mineiro Valentim da Fonseca e Silva, mais conhecido como Mestre Valentim (205 anos)
Nascimento do compositor e instrumentista catarinense Reinold Correia de Oliveira, conhecido como Nuno Roland (105 anos) – Fez parte do grupo de estrelas da Rádio Nacional, estreando na inauguração da emissora, em 1936
2
Nascimento do cantor fluminense Antônio Rogério Coimbra, conhecido como Toni Platão (55 anos)
3
Nascimento do ator e músico fluminense Jards Anet da Silva, conhecido como Jards Macalé (80 anos)
Nascimento do jogador de futebol fluminense Arthur Antunes Coimbra, conhecido como Zico (70 anos)
Morte do cientista inglês Robert Hooke (320 anos) – estudou rotações planetárias e descobriu estrelas. Também enunciou a lei da gravidade, um dos conceitos elementares da Física
Publicação da primeira tirinha de jornal com a personagem Mônica, de Maurício de Sousa (60 anos)
Dia Internacional do Cuidado Auditivo ou Dia Mundial da Audição
Dia Mundial da Vida Selvagem – data instituída pela ONU
4
Morte da cantora paulista Celly Campello (20 anos) – considerada a precursora do rock no Brasil
Morte do poeta, ator e diretor de teatro francês Antonin Artaud (75 anos)
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.