No primeiro semestre de 2023, a Delegacia da Polícia Civil de Confresa apresentou resultados expressivos e concluiu 375 procedimentos investigatórios, com 141 autos de prisão em flagrante e cumprimento de 35 mandados de prisão. Também foram requeridas 119 medidas protetivas de urgência da lei Maria da Penha e realizadas 1.334 oitivas na unidade policial.
O esforço da equipe policial se tornou essencial para combater a criminalidade e atender a crescente demanda da região. “A equipe tem demonstrado comprometimento e perseverança em garantir a segurança e a justiça para a população local”, pontuou o delegado Victor Oliveira.
Os 375 procedimentos investigatórios concluídos ao longo do semestre representam um esforço da unidade para apurar e esclarecer diversos tipos de crimes. Entre eles, destacam-se casos de violência doméstica, homicídios culposos no trânsito, tráfico de drogas, homicídios dolosos e outros, que foram alvo de investigações qualificadas conduzidas pela delegacia.
Outro dado significativo são os 141 autos de prisão em flagrante, demonstrando a efetividade das ações policiais na identificação e captura de criminosos em situação de flagrancial. Os 35 mandados de prisão cumpridos também refletem a diligência da equipe policial em localizar e prender procurados pela Justiça.
O compromisso com as vítimas de violência doméstica está refletido também no requerimento de 119 medidas protetivas de urgência da Lei Maria da Penha durante o período, demonstrando a sensibilidade e a celeridade da delegacia em proteger mulheres em situação de risco.
O número de pessoas ouvidas na delegacia, 1.334 no total, evidencia a busca por esclarecer os fatos e garantir uma investigação detalhada em cada caso. Os depoimentos colhidos têm sido fundamentais para a coleta de provas e para o avanço das investigações.
“A Delegacia de Confresa tem mostrado que o trabalho conjunto e a dedicação de seus profissionais são peças fundamentais na busca pela justiça e pela segurança da comunidade. As ações realizadas ao longo do primeiro semestre de 2023 evidenciam o comprometimento em proteger e servir à população e continuar a luta contra o crime, proporcionando um ambiente mais seguro para todos”, enfatizou o delegado do município.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).
As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.
Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.
Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.
Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.
Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.
A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.
Nome
A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.