Connect with us

MUNDO

Zelensky diz querer ajuda de Lula no processo de paz

Publicado

em

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky
Presidencia Ucrânia – 27.03.2023

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky , acredita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode ajudar a pacificar a guerra unindo os presidentes da América Latina para um encontro. O ucraniano disse ainda que espera ser convidado pelo petista para se reunirem no Brasil.

“Primeiro, preciso de coisas bem concretas. Que ele una a América Latina e nos dê oportunidade de fazer uma reunião e conversar. Segundo, há crime de agressão contra nossa soberania e integridade territorial. Sei que Lula e os brasileiros apoiam a soberania da Ucrânia e precisamos desse apoio”, disse Zelensky em entrevista GloboNews.

Zelensky diz saber que Lula não dará armas para a Ucrânia, mas afirma que o Brasil pode ajudar na questão de desminagem.

Lula e o presidente ucraniano ainda não se reuniram pessoalmente. Zelensky parabenizou a vitória do petista nas eleições de 2022 e eles nos mesmos estiveram em eventos internacionais, mas não chegaram a conversar.

“Se não nos encontramos, significa que há algo errado entre os nossos povos. Não entendo a razão de não nos reunirmos”, disse o ucraniano.

Zelensky diz que já convidou Lula para ir até a Ucrânia, mas o petista recusou. “Não quero culpar as circunstâncias ou pessoas, vamos parar com isso”, afirmou o ucraniano. “Deixando de lado essas coisas, eu tenho interesse, sim, em me encontrar com o presidente.”

Quando foi convidado, Lula enviou o ex-chanceler Celso Amorim para se reunir com Zelensky . Amorim precisou ainda minimizar as declarações do petista sobre a guerra, em que ele dizia que a Ucrânia também tinha culpa e pediu para os Estados Unidos parar de incentivar a conflito enviando armamentos.

Zelensky revelou ainda que conta com a ajuda política por parte de Lula. “Há um crime de agressão contra nossa soberania e integridade territorial”, disse o líder ucraniano sobre a invasão russa. “Sei que Lula e a sociedade brasileira apoiam a soberania e a integridade territorial da Ucrânia. E precisamos desse apoio.”





Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora