Connect with us

Sorriso

Administração Municipal alerta para responsabilização de autores de dano ao patrimônio

Publicado

em

Ações podem ser denunciadas através do 153 ou 190

Após um vídeo circular nas redes sociais, de crianças depredando equipamentos públicos, e em outro momento, adultos jogando móveis e lixo dentro de playgrounds, ginásios e campos do Município, o secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão, vem a púbico fazer um apelo e orientar a população a respeito dessas ações. Após viralizar, outros registros através de fotos e vídeos estão chegando na Secretaria (Semel), mostrando o vandalismo em outros locais. O malcuidado, tem gerado preocupação a administração pública, que pede a colaboração da população na preservação do patrimônio público, sobretudo, em praças públicas.

“Não podemos deixar que o vandalismo tome de conta do nosso Município, para isso, estamos tomando medidas para coibir esse tipo de atitude em outros pontos. Todos sabem que muitas pessoas utilizam desses locais para se exercitar, brincar com seus filhos, e até passear, e não podemos permitir que isso se repita mais” disse.

Nos últimos anos, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel) tem investido muito em construções, e revitalização de algumas estruturas. Segundo o gestor da pasta, ao ser lançado um novo bairro, é pensado junto, locais para a prática de esporte e lazer daquela localidade.

“Recebemos com muita tristeza, registros de um parque que foi inaugurado a pouco menos de seis meses, com equipamentos danificados e outros quebrados, isso é um absurdo. Ao ser repreendido, o malfeitor disse, que se tratava de equipamentos da Prefeitura, mas ele esquece que aquilo que ele está quebrando também tem dinheiro dele, tem dinheiro de todos, através dos impostos que pagamos diariamente. Por isso, viemos fazer esse apelo a sociedade para que cuidemos do que é nosso” enfatizou.

O secretário Júnior Brandão ressalta, que caso vândalos insistam em destruir o que é de pertencimento público, a sociedade também pode fiscalizar e acionar a Guarda Municipal (153), ou a Polícia Militar (190), ao flagrar ações criminosas como essas.

O artigo 163, do Código Penal, tipifica como crime o ato de destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia. A pena do delito, é agravada caso o dano seja praticado contra patrimônio da União, Estado e de Municípios ou, ainda, de autarquias fundacionais públicas, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviços públicos.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

NIF divulga novos editais com lista de terrenos sujos notificados

Publicado

em

Por

Multas e taxas de limpeza variam conforme o tamanho da área

Por meio dos editais 054 e 055/2024, publicados no site oficial, bem como no Diário Oficial da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), a Prefeitura de Sorriso divulgou uma nova lista de proprietários de terrenos sujos autuados pelo Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF).

A partir da publicação, os proprietários têm 15 dias para providenciar a limpeza dos terrenos e apresentar defesa por escrito, com registro fotográfico que comprove que os imóveis estão devidamente livres de mato, entulho e/ou demais resíduos capazes de oferecer risco à saúde, bem-estar e segurança pública. O documento deve ser apresentado na sede do NIF, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. O Núcleo está situado na Avenida Blumenau, nº 2385 (em frente ao Banco do Brasil), no Centro.

Na ausência de defesa prévia no prazo estipulado, o Município assume o encargo da limpeza mediante a cobrança de uma taxa administrativa, assim como a emissão de multa que varia de acordo com o tamanho da área e pode chegar a R$ 6.123,00, conforme dispõe a Lei Complementar nº 277/2018. A multa aumenta caso o terreno sofra algum tipo de queimada.

Assim como o mosquito da dengue, estes terrenos sujos podem ter outros inquilinos também, como animais peçonhentos e insetos. Mais que um problema sanitário, a falta de limpeza dos lotes ainda atrapalha o trânsito, principalmente por dificultar a visão nas esquinas, encobrir placas de sinalização, e pode, inclusive, servir como esconderijo para criminosos.

Para que a população possa denunciar terrenos sujos, o NIF disponibiliza o telefone (66) 99927 2611, que pode ser acionado pelo Whats App, permitindo assim o envio de fotos do local, bem como a localização.

Notificação por edital

A notificações via editam ocorrem somente depois de não ser possível localizar os proprietários de forma presencial e/ou por meio de Aviso de Recebimento (AR) pelos Correios, seja pela inexistência ou pela desatualização dos dados cadastrais dos proprietários dos imóveis autuados pelo NIF.

Para sanar esta situação, o proprietário pode atualizar os dados do imóvel no Departamento de Tributação. A atualização de dados pode ser feita de modo presencial, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, no próprio departamento, que funciona no Paço Municipal. O processo também pode ser feito por e-mail, nos seguintes endereços: fiscaltributos@sorriso.mt.gov.br ou tributos@sorriso.mt.gov.br. É preciso que sejam disponibilizadas as seguintes informações: nome completo, CPF, endereço, numeração predial, CEP, telefone, e e-mail.

Também é possível acionar o Departamento de Tributação pelo Whats App, o 3545 4707. Quem preferir o atendimento telefônico, pode buscar pelo 3545 4757.

Links para acessar a lista de terrenos notificados:

Site da Prefeitura: https://site.sorriso.mt.gov.br/transparencia?c=Publicacao_Transparencia_view&f=786

Site da AMM (Diário Oficial): https://diariomunicipal.org/mt/amm/

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora