Connect with us

Sorriso

“Em nenhum lugar do Brasil o produtor é tão valorizado quanto em Sorriso”, diz agricultor familiar

Publicado

em

Produtor destacou apoio para cultivar repolho, pimentão, tomate, abobrinha verde e mamão

Uma atividade extremamente promissora, mas que, ainda enfrenta dificuldades na maior parte do país. A descrição foi feita pelo agricultor familiar, Osmar Cunha, durante a abertura do IV Dia de Campo Horta Viva, realizado na terça-feira (25) pela Prefeitura Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa).

Proprietário do lote 103, no Assentamento Jonas Pinheiro, Osmar cedeu o espaço para que técnicos, entre outros especialistas, pudessem apresentar as tecnologias desenvolvidas para a nutrição de mamoeiros e aumento da produção de hortaliças.

“Em nenhum lugar do Brasil o pequeno produtor é tão valorizado quanto em Sorriso. Aqui a Administração Municipal disponibiliza maquinário para o preparo do solo, sementes de qualidade, técnicos para acompanhar a plantação e, em alguns casos, até o transporte para levar a produção à cidade”, observa o pequeno produtor que atualmente se dedica ao cultivo de repolho, pimentão, tomate, abobrinha verde e mamão.

“A agricultura familiar lhe proporciona uma vida melhor, desde que você esteja disposta a acordar cedo, dormir tarde e não se intimide com o sol forte. Mas, todo esse esforço é recompensado ao vermos nossa produção sendo comercializada por um preço justo”, conclui.

Dono de uma rede de supermercados, Moacir José Maldaner, há anos prioriza a aquisição de produtos oriundos da agricultura familiar. O motivo segundo é simples; a produção em pequena escala utiliza menos defensivos agrícolas do que os métodos convencionais, o que tornam os alimentos mais saudáveis.

“A produção local é de qualidade infinitamente superior ao que vem de outros estados. A gente percebe isso ao expor o produto nas prateleiras. É uma relação de consumo em que todos ganham. Eles [agricultores familiares] como fornecedores, nós como revendedores e os consumidores que tem a certeza de estarem adquirindo um alimento saudável”, pontua.

Segundo o vice-prefeito, Gerson Bicego, que acompanhou o evento do início ao fim, a experiência positiva de Sorriso com relação a agricultura familiar já tem inspirado outros municípios do estado.

“A agricultura familiar tem recebido uma atenção especial durante nossa gestão, e o motivo é muito simples. Não queremos regredir aquela época difícil em que precisávamos trazer frutas e verduras do Centro-Sul do país”, disse ao destacar o empenho do setor.

“A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, tem contribuído de forma bem ampla. No entanto, não fosse a determinação desses aguerridos homens e mulheres não teríamos alcançado esse resultado tão positivo para a economia local e nossa autossuficiência. Isso porque, a maior parte da produção é adquirida pela própria prefeitura e o excedente é destinado para o abastecimento das redes de supermercados e das feiras livres que acontecem ao longo da semana”, assinala Bicego.

“Somando o que se compra para o programa “Mesa Saudável” e para a merenda escolar, a projeção da Administração Municipal é injetar algo em torno de R$ 2 milhões na agricultura familiar”, pontua o secretário Marlon Zanella (Semasa).

Na oportunidade, o gestor reforçou a importância da agricultura familiar como mecanismo para fomentar a economia local por meio da geração de emprego e renda.

“Independente da escala de produção, o ramo agrícola é sempre muito complexo e de elevado custo operacional. Quando a gestão pública se propõe a ajudar o homem e a mulher no campo, estamos possibilitando que essas pessoas permaneçam no local que escolheram para viver e criar seus filhos. Essa é a mensagem que queremos passar com os projetos Horta Viva; VitaMel; Frutifica, Ave Caipira; + Leite; + Peixe, entre tantos outros desenvolvidos pela Administração Municipal via Semasa”, conclui Zanella.

O IV Dia de Campo Horta Viva contou com apoio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Clube Amigos da Terra (CAT), da Cooperativa Cresol e do IDH Transforming Markets.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Confira os presidentes eleitos de 19 Associações de Moradores de Bairros (AMBs)

Publicado

em

Por

Em 18 AMBs, processo se deu somente por aclamação

Para o biênio 2025/2026, 19 Associações de Moradores de Bairros (AMBs) já definiram seus presidentes e demais integrantes da diretoria. Em somente uma associação, que reúne moradores dos bairros Jardim Bela Vista e Jardim Primavera, mais de uma chapa foi inscrita e foi realizada eleição por votação, neste domingo (24 de novembro). Nas demais 18 associações, a eleição foi por aclamação. A posse aos novos presidentes de bairro deve ser realizada em janeiro e o trabalho é totalmente voluntário.

Confira a lista dos eleitos para o biênio 2025/2026:

ASSOCIAÇÃO DO BAIRRO

PRESIDENTE

ALPHAVILLE ROSMERY SANDER GOTARDO
COPENHAGEN LAURA CRISTINA MASCARELLO WASNIESKI
ESTRELA DO SUL E JD OCIDENTAL EDSON BATISTA RIBAS BONET
JARDIM AMAZÓNIA FRANCIRLEIA DE OLIVEIRA (66 99967-4995)
JARDIM AURORA CLEDIR BEATRIZ ARMANI
JARDIM PRIMAVERA E JARDIM BELA VISTA MARCIO MACAGNAN STREY
MÁRIO RAITER ADELEILA SOARES DA SILVA
MONTE LIBANO EDSON ANTONIO PEREIRA
MORADA DO BOSQUE JADIEL SOUSA SANTOS
NOVA ALIANÇA IDAMARA CRUZ DE SOUSA
NOVOS CAMPOS ELIZABETHE FAUSTINO DE ANDRADE
PINHEIROS III JULIO CESAR PAULINO BRITO
ROTA DO SOL RÔMALO ALVES BESSA
SANTA CLARA PAULA CRISTINA BARBOSA GONÇALVES
SÃO FRANCISCO FRANCINEIA PEREIRA DA SILVA
SÃO JOSÉ GENTIL VOLFF
SANTA MARIA CLEITON C. ISIDORIO ROSARIO
TOPÁZIO RAFAEL SILVA MANIEZO
UNIÃO VÂNIA APARECIDA SANT´ANA

Seu bairro não está na lista? Quer compor a associação do seu bairro? Seu bairro ainda não tem uma associação? Procure a Casa dos Conselhos, que existe em Sorriso desde 2011, como um suporte administrativo não apenas às AMBs, como a todos os demais conselhos sorrisenses.

Atualmente, ela funciona das 7h às 13h, na Rua Marechal Cândido Rondon, n.º 2311, no Bairro Bela Vista. O telefone da unidade é o 3544 8369 e o WhatsApp é o 66 99654 5520. Também é possível entrar em contato pelo e-mail casadosconselhos@sorriso.mt.gov.br.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora