Connect with us

Cuiabá

Qualifica Mulher edição hotelaria já soma 106 capacitações; etapa três será realizada em agosto

Publicado

em

O curso de hotelaria oferecido pela Secretaria Municipal da Mulher, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria e Hotéis de Mato Grosso (ABIH-MT), já concluiu 106 capacitações de mulheres que buscam emprego nesta área de atuação.

A qualificação é feita por meio do programa Qualifica Mulher, que já certificou mais de 5 mil mulheres para o mercado de trabalho desde 2018.

Segundo a titular da pasta da Mulher, Cely Almeida, o curso foi dividido em etapas para três turmas diferentes, sendo a segunda concluída na última sexta-feira (21), no auditório da secretaria.

“Essas etapas consistem na parte teórica, realizada na secretaria, e posteriormente as aulas práticas diretamente nas dependências físicas dos hotéis”, explicou.

A secretária ainda ressalta que, após a conclusão das aulas teóricas, é feita uma triagem pelo setor de Recursos Humanos para selecionar aquelas mulheres que efetivamente estão interessadas em ingressar no ramo da hotelaria.

“Essa segunda etapa contou com 51 mulheres classificadas de 130 inscritas. Essa triagem é feita para levar adiante aquelas que realmente querem trabalhar nos hotéis e suprir a demanda do mercado hoteleiro”, disse.

As noções da parte teórica buscam apresentar o contexto hoteleiro de maneira geral, desde a forma de atendimento até a cultura histórica da hotelaria no mundo.

“Estamos apresentando o que é a hotelaria para que elas entendam esse contexto sobre o que as pessoas que se hospedam esperam do atendimento. O que aquela pessoa que sai de sua casa para se hospedar busca: ser bem acolhida com higiene, segurança e bem-estar”, explicou.

A próxima etapa está prevista para a segunda quinzena de agosto, com mais 150 vagas para as mulheres que desejam ingressar imediatamente no mercado de trabalho hoteleiro. Ao todo, serão 300 vagas de emprego nos hotéis da capital e região.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora