Connect with us

Sorriso

Saúde realizou mais de 300 imunizações em ação no sábado

Publicado

em

O circo da vacinação, realizado no último sábado, 22 de julho, na Praça da Integração, rendeu 311 picadinhas com 158 pessoas atendidas. “A adesão foi alta, ficamos muito felizes com a recepção da população em nos ouvir e atender o chamado; havia muitos cartões com vacinas em atraso e quem passou por lá se divertiu, viveu a magia do circo e saiu protegido”, frisa a coordenadora de Vigilância em Saúde, Taynná Vaccaro. Foram ofertados mais de 15 tipos diferentes de imunizantes.

E para quem por algum motivo não pode comparecer no sábado, Taynná alerta que todos os imunizantes, inclusive o da gripe continuam à disposição. Qualquer pessoa acima de seis meses pode e deve receber a vacina contra a gripe; já as vacinas de rotina estão à disposição de toda a população, desde recém-nascidos a idosos que não tenham recebido as doses, seguindo sempre a orientação da faixa etária para cada imunizante.

“Para quem tem dúvidas se o cartão de vacinas está em dia, atualizado, ou se falta receber alguma dose, é só procurar o PSF mais próximo de sua casa que a equipe confere”, ressalta. Vale sempre lembrar que além do cartão de vacinas é recomendado apresentar o cartão SUS e o CPF.

Sobre a influenza

Na manhã desta segunda-feira, 24 de julho, consta no portal do Ministério da Saúde, que Sorriso aplicou 22.505 doses contra a gripe – nesse número ainda não constam as doses aplicadas no último sábado. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde para o Município é de 26.393 doses a ser aplicadas.

Em Sorriso a vacina contra a gripe está liberada para qualquer pessoa acima de seis meses desde o dia 16 de maio. E para receber a picadinha basta procurar qualquer PSF com o cartão de vacina e com ou o CPF ou o cartão SUS. Nos PSFs as equipes já conferem se está tudo em dia ou se além do imunizante contra a gripe, falta mais alguma outra dose das vacinas de rotina.

Para quem não pode procurar o PSF em horário comercial, vale lembrar que a Sala Descentralizada de Vacinas, que atende no PSF Central, fica aberta das 7 às 19 horas, sem fechar ao meio-dia. E tem mais: os PSFs Ana Néri e São Mateus também estão atuando com horário estendido, ficando abertos até às 19 horas com oferta do imunizante.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

“Cenas curtas” mergulha no absurdo e na criatividade teatral em Sorriso

Publicado

em

Por

Com direção de Maurício Ricardo, espetáculo encerra oficina de teatro e desafia limites com humor, reflexão e inovação.

Na última quinta-feira (21), às 19h, na Câmara Municipal de Sorriso, alunos da oficina de teatro Delfos, conduzida pelo ator e diretor Maurício Ricardo de Moraes, encerraram um ciclo de três meses de muito aprendizado e diversão com a apresentação da Peça “Cenas Curtas” de teatro. O espetáculo conduziu o público por cenas absurdas de humor, com revelações e situações polêmicas, como um velório surreal, uma loja de “tecidos finos banhados a ouro” e uma crítica a uma multinacional com sua “gente elegante”. A peça terminou com uma versão criativa e inusitada da história do Menino Jesus.

Para Maurício Ricardo de Moraes, idealizador do projeto, “Cenas Curtas” tinha como objetivo transmitir uma mensagem de paz, respeito e consciência por meio do trabalho de artistas iniciantes e amadores. Ele destacou que o principal intuito do processo criativo foi proporcionar diversão aos participantes e ajudá-los a superar seus limites. “A idade adulta nos enrijece, e o teatro tem esse poder de nos fazer refletir sobre isso”, afirmou.

Rafaela Giovelli Ferraz, professora e recreadora, compartilhou sua experiência enriquecedora com a oficina: “Participar foi uma experiência incrível. O teatro nos tira da zona de conforto, estimula nossa criatividade, expressão e conexão com os outros. O curso foi também sobre autoconhecimento e coragem.”

Jefferson Reber Scholz, professor de capoeira, também se mostrou satisfeito com o processo: “Me redescobri e me reinventei. Foi uma experiência apaixonante que me fez concluir todo o processo com alegria.”

Sua colega, Loiane Santin Teixeira Tiburski, destacou a paixão e o profissionalismo de Maurício, afirmando que isso foi essencial para manter o grupo motivado e entusiasmado: “Quando fazemos algo com paixão, entusiasmamos aos outros, e foi isso que o professor fez conosco.”

Ana Caroline de Moura Moreira, acadêmica de Biomedicina e com sete anos de experiência em teatro, se sentiu desafiada a experimentar algo novo e inovador. “Ela contou que, sob a orientação de Maurício, foi estimulada a sair de sua zona de conforto e buscar o inimaginável”.

A coordenadora do Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser (CHC), Maria Amélia de Souza Rossi, ressaltou a importância de abrigar atividades culturais no museu. Ela revelou que “a ideia de realizar a oficina surgiu de uma conversa informal com Maurício, e o sucesso do projeto reforçou sua crença de que o museu deve ser um espaço para a convivência de múltiplas atividades culturais”.

O projeto, com uma carga horária de trinta horas, abordou técnicas corporais, vocais e mentais, além de envolver os participantes na experiência de montagem de um espetáculo. Foi realizado pelo grupo Teatro Repositório, com sede em Sorriso, pelo Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser, e contou com o apoio do Camarim Municipal de Sorriso, da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude, e da Câmara Municipal.

Diretor e ator: MAURÍCIO RICARDO DE MORAES

Elenco: MARIA AMÉLIA DE SOUZA ROSSI, INDIÉLI PROBST DE JESUS, JOÃO VICTOR ELOIR WALCHAK, JEFFERSON REBER SCHOLZ, CAROLINA DA FONSECA LASCO, ANDERLISSE REGINA GIOVELLI, ROSANGELA DE OLIVEIRA VIEIRA, LOIANE SANTIN TEIXEIRA TIBURSKI, RAFAELA GIOVELLI FERRAZ, DIEGO EVERTON PEREIRA, MARIA HELENA PEREIRA, ANA CAROLINE DE MOURA MOREIRA.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora