Connect with us

MATO GROSSO

Saiba mais sobre Empreendedorismo no Brasil na nova edição do programa Explicando Direito

Publicado

em

Está no ar a mais nova edição do programa Explicando Direito, uma iniciativa da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) que tem por objetivo desenvolver conhecimentos sobre temas jurídicos e sociais, visando o aperfeiçoamento das relações humanas. Nesta 21ª edição, o convidado é o escritor, mestre em Direito, especialista em Gestão Pública e servidor do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Gilbert luz.
 
O tema apresentado pelo analista judiciário é o empreendedorismo no Brasil, sob a ótica do princípio da livre iniciativa, da livre concorrência e da valorização do trabalho humano. Ele discorre sobre o livro por ele escrito e intitulado ‘O empreendedorismo no Brasil sob a ótica do princípio da livre iniciativa, da livre concorrência e da valorização do trabalho humano.’
 
Na publicação, são descritas situações sobre o empreendedorismo no país de acordo com princípios existentes no artigo 170 da Constituição Federal. “São os princípios da livre iniciativa, da livre concorrência e a valorização do trabalho humano”, assinala Gilbert.
 
“O ato de empreender, como muitas pessoas imaginam, não significa somente abrir uma empresa, não significa abrir um negócio (…) Esse empreendedorismo pode ser utilizado dentro de uma atividade rotineira, dentro do seu trabalho atual, dentro da sua atividade que desenvolve até mesmo num órgão público. Empreender significa buscar novas ideias, inovações, novidades, aceitando obviamente os riscos e encarando os obstáculos”, explica.
 
Segundo Gilbert, no Brasil, 76% dos jovens entre 20 e 36 anos querem ter o seu próprio negócio. “Não pensam numa carreira institucional, não pensam em fazer concurso e sim abrir o seu próprio negócio, que é a área para a qual o livro está voltado.”
 
Na apresentação, o escritor enfatizou a importância da valorização do trabalho humano. “Muita gente pensa que valorizar o trabalho humano tem a ver somente com a parte financeira, a parte salarial, mas sim, a gente está prezando pela incolumidade física, mental, do trabalhador, um ambiente saudável, um ambiente salutar, um clima organizacional que propicie uma melhor produtividade daquele trabalhador, naquele ramo (…) A valorização do trabalho humano é fundamental para que se atinja os ditames da justiça social, os ditames do bem-estar social”, ressalta.
 
 
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: Fotografia colorida. Na lateral esquerda o ícone de play acompanhado do texto: /tjmtoficial. Na parte superior central o logo do Programa Explicando Direito, a foto do convidado: Gilbert Luz, acompanhados do texto: Analista judiciário do TJMT e escritor. Assista agora! 21º Episódio.
 
 
Lígia Saito
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Dia da Árvore: população pode pegar mudas de árvores em empresas, shoppings e órgãos públicos

Publicado

em

Por

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, o Programa Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, está promovendo ações de distribuição de mudas em empresas, shoppings e órgãos públicos de Cuiabá para que a população pegue mudas de árvores nativas e frutíferas e plantem onde quiserem. 
 
Nesta quinta-feira (19 de setembro), foram distribuídas mudas na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Senai e Justiça Federal. Ao todo, serão distribuídas mais de 3 mil mudas. 
 
Nessa sexta-feira (20 de setembro), serão distribuídas 300 mudas de jatobá, aroeira, ingá, gonçaleiro e ipê na empresa Carvalima, localizada no Parque Cuiabá, na Capital. 
 
No Shopping Estação também haverá distribuição de 500 mudas aos clientes que estiverem passando pelo centro de compra, no piso G2. Para o gerente de marketing, Deucimar Serra, celebrar o Dia da Árvore em parceria com o Programa Verde Novo é muito gratificante. “Essa ação é de grande importância para o processo de expansão da arborização da nossa cidade e melhoria da qualidade de vida da população. Receber o projeto aqui no shopping acaba facilitando para muitas pessoas que têm interesse em receber mudas de árvores”, destaca. 
 
No Pantanal Shopping, a distribuição será nos dias 20 e 21, das 13h às 21h, na Sala da Sustentabilidade, no piso 1, e no Fraldário, localizado no piso 2, com 500 exemplares de amora, acerola, goiaba e ipê. 
 
A ação tem como finalidade mobilizar a sociedade para o plantio e manutenção de árvores na Capital, visando alcançar índices de arborização satisfatórios que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população, através da redução da sensação térmica e do aumento da umidade relativa do ar. 
 
A gerente de marketing, Daniela Rossi, destaca que “o respeito ao meio ambiente é algo presente em nossa rotina e operações, o que é, posteriormente, transmitido aos lojistas, buscando atender todo o nosso entorno. O Dia da Árvore é apenas uma de várias ações que realizamos para o público, com a visão de que, aos poucos, cada um pode fazer a diferença. O projeto Verde Novo é mais uma vez um grande parceiro. Todos estão convidados para participar”. 
 
#Paratodosverem 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: foto vertical colorida da distribuição de mudas na Sefaz, com uma mulher pegando uma muda que é entregue por um rapaz. Há paredes azuis e teto branco da repartição pública, com uma fila de pessoas escolhendo suas mudas, que estão no chão. 
 
Mylena Petrucelli 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora