Debater políticas públicas de inclusão da mulher negra e o combate ao racismo são os objetivos do 2º Encontro Regional de Mulheres Negras de Mato Grosso, que será realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), em parceria com o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir-MT), nos dias 25 e 26 de julho, em Vila Bela da Santíssima Trindade.
Realizado no Dia de Tereza de Benguela e da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha (25 de julho), o evento ocorrerá na Escola Municipal Ricardo Franco e deverá reunir cerca de 350 mulheres de todo Estado, representando os Conselhos Municipais de Promoção de Igualdade Racial (CMPIRs), os Quilombos, os Terreiros, entre outros.
O evento terá início às 9h com a composição de mesa de autoridades. Em seguida, às 10h, haverá a Palestra Magna, com a deputada federal Gisela Simona, com o tema “Políticas Públicas para Mulheres no Estado de Mato Grosso e Mulheres na Política”.
No período da tarde haverá uma mesa redonda, às 14 horas, mediada pela defensora pública de Mato Grosso, Cleide Regina Ribeiro, com a participação da defensora pública do estado de Sergipe, Carla Caroline de Oliveira Silva e da desembargadora federal do Trabalho da 23ª Região (TRT23), Adenir Carruesco.
A partir das 16 horas haverá atividade cultural, com oficina de maquiagem e turbante, e baile black às 20h30.
No dia 26 a programação começa às 8h30, com uma roda de conversa mediada pela secretária de Cultura de Vila Bela de Santíssima Trindade, Czarina Farias de Brito; às 10 horas será realizada a plenária.
Durante o evento haverá mostra de posters: Jovens Pesquisadoras Negras; Escritoras Negras; e Exposição e venda de livros, além de mostra de arte indígena.
Serviço
2º Encontro Regional de Mulheres Negras de Mato Grosso
Data: 25 e 26 de julho (terça e quarta-feira)
Horário: A partir das 9h
Local: Escola Municipal Ricardo Franco – Vila Bela da Santíssima Trindade