Connect with us

SAÚDE

SUS disponibilizará novo medicamento para tratamento contra HIV

Publicado

em

Dovato terá a combinação de dois medicamentos usados no combate ao HIV
Breno Esaki/Agência Saúde DF

Dovato terá a combinação de dois medicamentos usados no combate ao HIV


O Sistema Único de Saúde (SUS) passará a disponibilizar um novo medicamento para o tratamento do HIV . Se trata do Dovato, uma combinação dos antivirais dolutegravir e lamivudina , que atualmente são disponibilizados separadamente.

O Dovato foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda em 2021 e, na época, a entidade afirmou que a medicação em dose única facilita o tratamento das pessoas portadoras do vírus.

O novo medicamento, entretanto, ainda está na fase de licitação e o Ministério da Saúde só deve começar a liberá-lo para a distribuição nos estados a partir de dezembro deste ano.


Pessoas infectadas pelo vírus do HIV com mais de 12 anos de idade e com mais de 40 kg poderão ingerir o Dovato, remédio que age no bloqueio das ezimas utilizadas pelo HIV para se multiplicar dentro do corpo humano.

Além disso, a bula da medicação indica que ela aumenta a quantidade das células CD4, que atual na manutenção do sistema imune dos soropositivos, combatendo novas infecções.

Fonte: Saúde

Continue Lendo

MATO GROSSO

Hospital de Câncer de MT pede ajuda com a doação de alimentos e fraldas adulto

Publicado

em

Por

O Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) pede ajuda à sociedade para doação de alimentos e fraldas geriátricas. No momento, o estoque está em baixa de produtos como arroz, feijão, leite integral e vegetal, fubá, óleo, gelatina, suco concentrado, macarrão, azeite, açúcar e demais itens.

O HCanMT é referência no atendimento oncológico no estado, e, somente esse ano, já superou os 80 mil atendimentos em diversas especialidades. Para manter esse gigante mato-grossense, a unidade necessita de apoio em doações de empresas, parceiros e de toda a comunidade.

“Atualmente, servimos mais de mil refeições ao dia para pacientes, acompanhantes e colaboradores. Para ter uma ideia, o Hospital utiliza por mês duas toneladas de arroz, 650 quilos de feijão, 2.500 litros de leite integral, 3.450 caixinhas de gelatina e por aí vai. Lembrando que a alimentação equilibrada e completa é essencial para garantir a saúde dos pacientes”, aponta a Coordenadora de Nutrição do HCanMT Thalita Azambuja.

A unidade também está precisando muito de doação de fraldas adulto nos tamanhos M, G, X e XG. Em média, são usadas mais de 200 fraldas de cada tamanho por mês. O HCanMT pede que sejam doadas fraldas regulares, ou seja, aquelas comuns, uma vez que os modelos em formato “calcinha/cueca” são mais difíceis de vestir em pacientes acamados.

Quem puder ajudar o Hospital, basta levar as doações na Central de Captação da instituição de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e sábado das 8h às 12h. Os interessados em ajudar, também podem fazer a doação por meio do PIX: 24.672.792/0001-09 (CNPJ) e solicitar o comprovante pelo WhatsApp (65) 98435-0386.

Mais informações pelo 3648-7567, (65) 98435-0386 ou di@hcancer.com.br

POR Assessoria.

 

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora