Connect with us

Sorriso

Prefeitura reforça infraestrutura para estimular o uso do transporte coletivo

Publicado

em

Novos pontos de ônibus e integração com banheiro ecológico são disponibilizados

Incentivar o uso do transporte coletivo é uma das formas encontradas para reduzir o número de veículos nas vias, diminuindo assim, tanto o tráfego, quanto a ocupação de vagas de estacionamento. Outro ponto que também reforça que “transporte coletivo é para todos” é a redução da emissão de poluentes. Em Sorriso, o serviço de transporte coletivo é diretamente gerenciado pela Prefeitura de Sorriso, com frota terceirizada.

Ponto de Integração Sustentável

E se transporte coletivo busca tem tudo a ver com sustentabilidade, à medida que representa um meio de transporte acessível e com todas as vantagens ligadas ao trânsito, os banheiros disponibilizados no ponto de integração desde março deste ano são também ecologicamente corretos, com biodigestor.

Para garantir que a área de “Pipi Stop” não gere poluição à Área Verde Central, o processo de instalação dos banheiros está no escopo do Eco Sorriso. De acordo com o coordenador do programa, Diogo Martins, o contêiner que abriga a estrutura foi doado pela FS Bioenergia. A equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) trabalhou na reforma e adaptação da estrutura.

“Precisamos dar exemplos de que é possível repensarmos formas de lidar com resíduos e que é igualmente possível lidarmos com resíduos sem o uso das fossas, evitando a contaminação do solo e ainda agindo de maneira mais eficiente, mais econômica e mais sustentável”, comenta o coordenador.

De acordo com a estimativa do responsável pela gestão do transporte coletivo, Leandro Gehlen, cerca de 500 pessoas passam, por dia, pelo ponto de integração.

Novos pontos de ônibus

Para garantir toda a infraestrutura a necessária ao transporte coletivo e, assim estimular que mais sorrisenses digam “sim” ao busão, deve ser finalizado em agosto o processo de instalação de 23 pontos de ônibus em Sorriso. Até agora, o processo de instalação das novas paradas está em 76,37%. Ao todo, a Administração Municipal vai investir R$ 616.319,85 para a disponibilização desta infraestrutura, e o trâmite para a contratação da empreiteira que está instalando os pontos foi feito por meio da Tomada de Preço 015/2022, e todos os detalhes do processo licitatório podem ser conferidos no Portal Transparência.

Além de áreas abrigadas do sol e da chuva, os novos pontos também estão se credenciando como pontos de arte, por meio da pintura que vem sendo feita pelo artista Wilter Carlos, por meio da Secretaria de Educação (Semed).

“O processo de instalação dos novos pontos de ônibus vem sendo feito há um bom tempo, enfrentou dificuldades no processo de licitação, com certames desertos, mas finalmente, depois de ajustes nos projetos, adequações, foi possível chegarmos a um denominador comum e, finalmente, garantir que todos os sorrisenses possam desfrutar de locais adequados para aguardar o transporte coletivo”, destaca o secretário da Cidade, Ednilson Oliveira.

Como funciona

Atualmente, oito linhas são disponibilizadas com ônibus rodando de segunda à sexta-feira, das 5h às 20h30, e aos sábados, das 5h às 18h30, com o ponto de integração na Área Verde Central. Os veículos passam de hora em hora nos pontos. A tarifa é de R$ 3,70 e, de acordo com a Lei 32/2022, o passe livre é disponibilizado para idosos, Pessoa com Deficiência (PcD), servidores públicos municipais, policiais civis, militares, bombeiros e estudantes da rede pública municipal, estadual e federal ou privada de ensino.

Linhas

Linha 100: Área Verde para o Rota do Sol, passando pela UPA e pela Prefeitura.

Linha 200: Área Verde Central para o Bairro Santa Maria passando pelos bairros São José e Carolina (sentido horário).

Linha 210 : mesmo trajeto da linha 200, porém no sentido anti-horário.

Linha 300: Área Verde para o Residencial Mário Raiter, passando pelos bairros São Francisco, São Domingos, Vila Bela, retornando para a Área Verde e passando pela Prefeitura e pela UPA (sentido horário).

Linha 310: mesmo trajeto da linha 300, apenas inverte o sentido.

Linha 400: Área Verde para a BS Construtora (BR 163), passando pelo Delnorte, Marombi Alimentos, Havan, Atacadão, Rodoviária, retornando para a Área Verde.

Linha 500: Área Verde, Hospital 13 de Maio, Condomínios Cidade Jardim e Costa Brava, Bairro União, Unic, Prefeitura, Hospital Regional, Praça da Juventude, CCI, Área verde;

Linha 600: Sorriso ao Distrito de Primavera de segunda a sábado, saindo da Área verde às 5h e retornando do Distrito às 6h;

Às 12:30hs sai da Área verde novamente para o Distrito de Primavera, com retorno para Sorriso às 14h;

Nas terças e sextas-feiras, a Linha 600 faz também faz o transporte para o Assentamento Jonas Pinheiro (Poranga), saindo da Área Verde para o Assentamento às 08h e às 15h.

Disk Busão

Tem dúvidas sobre o transporte coletivo? Para facilitar a comunicação com os cidadãos, a Prefeitura disponibiliza o WhatsApp 99725 1531.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Relatório aponta que incêndio no DMEG foi criminoso

Publicado

em

Por

Município deve enviar relatório da situação à Sema e Promotoria Pública

De acordo com levantamento da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec), o incêndio ocorrido no Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG) no dia 12 de outubro apresenta características criminosas. O coordenador da Compdec, sargento BM Alberto dos Santos, frisa que compareceu no local na data e foi possível constatar que o incêndio teve início na lateral do depósito e só então se deslocou para o centro da montanha de resíduo.

“Como não havia nem sinal de fumaça e nem de fogo poucas horas antes do ocorrido e, dadas as características do local tudo leva a crer que foi um incêndio criminoso”, reforça Alberto.

Diante disso, um relatório com imagens e dados foi elaborado e também registrado um boletim de ocorrência do fato. Agora, todo o material produzido pela Defesa Civil e o relatório do trabalho realizado pelas equipes do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) para conter os focos de incêndio, será juntado e protocolado tanto na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) quanto na Promotoria Pública detalhando os esforços de contenção.

“Estamos realizando um esforço coletivo e de maneira enfática para conter os focos; porém, desde o dia 12 outros focos foram registrados; naturalmente há uma grande combustão no local e muito nos entristece essa constatação da Defesa Civil de que foi um incêndio criminoso”, afirma o prefeito Ari Lafin. “Esse é um grave crime ambiental”, reforça.

O prefeito adiantou que as equipes da Semosp; Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec); Trânsito, Segurança e Defesa Civil (Semdec); Secretaria de Governo (Semgov); Procuradoria Jurídica; Compdec e o Corpo de Bombeiros, estiveram reunidas no início desta sexta-feira (18 de outubro) para definir os próprios passos.

“Todo o trabalho precisa ser ordenado e realizado de forma conjunta, é uma união de esforços; estamos atuando de forma intensa para que possamos efetivamente fechar o DMEG e de forma gradativa iniciar a recuperação do espaço”, acrescenta Ari.

Atendimento retomado

Mesmo com o intenso trabalho das equipes da Semosp, o Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG) segue com focos de incêndio. No entanto, o recebimento de resíduos será retomado no local, a partir desta sexta-feira (18 de outubro), de forma gradativa, em uma área isolada, e em horário reduzido, das 7h às 13h, todos os dias da semana, inclusive sábado e domingo.

A redução do horário de atendimento obedece ao decreto n.º 1.144, que estabelece a necessidade de contenção de despesas na Administração Municipal. À tarde, como a equipe estará reduzida, somente serão aceitas as entregas de resíduos de poda.

Cabe ressaltar que no DMEG só pode ser depositado o material oriundo de pequenos geradores de resíduos, como cortadores de grama, podadores de árvores e os próprios moradores ao limpar seus quintais.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora