Connect with us

MUNDO

Ataques russos a portos da Ucrânia continuam, dizem autoridades

Publicado

em

Ataques continuam sendo registrados a portos na Ucrânia
Reprodução / CNN Brasil – 19.07.2023

Ataques continuam sendo registrados a portos na Ucrânia

A Rússia continua os ataques em áreas portuárias da Ucrânia nesta quinta-feira (20) após Moscou dizer que os navios que chegam aos portos ucranianos do Mar Negro podem ser considerados alvos militares.

Autoridades de Mykolaiv e Odessa relataram cerca de 20 feridos nos ataques.

Após a saída da Rússia do acordo de grãos, que garantia embarques globais dos produtos ucranianos, a Ucrânia afirmou que estava estabelecendo uma rota marítima temporária pela Romênia, país vizinho do Mar Negro.

“Seu objetivo é facilitar o desbloqueio do transporte marítimo internacional na parte noroeste do Mar Negro”, disse o ministro interino da Ucrânia para comunidades, territórios e desenvolvimento de infraestrutura, Vasyl Shkurakov, em carta à Organização Internacional de Transporte Marítimo da ONU.

A Rússia e a Ucrânia fazem parte da lista de maiores exportadores de grãos do mundo. Nessa quarta (19), os contratos futuros de trigo dos Estados Unidos cresceram 8,5%, sendo seu maior ganho diário desde dias após o início da guerra, em 24 de fevereiro de 2022.

De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, os Estados de bandeira de navios que se deslocam em direção dos portos ucranianos seriam considerados parte do conflito, estando do lado da Ucrânia.

Ataques russos a portos da Ucrânia foram registrados entre a noite dessa segunda-feira (17) e a madrugada desta terça (18), informaram autoridades ucranianas. Os bombardeios aconteceram um dia após Moscou suspender o acordo de exportação de grãos da Ucrânia a países mais pobres.

Os três portos atingidos eram os únicos operando no país sob o acordo de grãos.

Mais tarde, o Ministério da Defesa da Rússia confirmou ter atingido alvos militares em duas cidades portuárias ucranianas como resposta ao ataque a uma ponte na Crimeia registrado na segunda.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora