Connect with us

MUNDO

Cidade francesa cria decreto para proibir pessoas paradas no centro

Publicado

em

O decreto é de instancia municipal, sendo válido apenas para a cidade de Angoulême
Anthony DELANOIX/Unsplash

O decreto é de instancia municipal, sendo válido apenas para a cidade de Angoulême

Uma cidade na França publicou um decreto na última semana, proibindo que pessoas sentem, deitem ou fiquem de pé paradas nas ruas que compõem o centro, mediante a multa de 35 euros (cerca de R$ 190). O município de Angoulême, no oeste do país, justifica que as ações podem ser consideradas “ocupações abusivas”. A publicação foi no dia 11 de julho, sendo marcada por protestos que denunciavam a violência policial.

No texto, é descrito: “Qualquer ocupação abusiva e prolongada de ruas e outros espaços públicos de pessoas sozinhas ou em grupos que estiverem parados ou de pouco movimento, que não estejam em trânsito e que gerem incômodos (ruídos, danos, ameaças etc.) que perturbem a paz e o sossego dos transeuntes ou moradores é proibida”.

Além disso, fica expressamente proibido “sentar-se ou deitar-se quando isso constituir obstáculo ao trânsito de pedestres e ao acesso aos prédios, bem como ficar de pé quando isso dificultar a circulação de pessoas, a passagem ou a segurança nas vias e espaços públicos”.

Segundo o vice-prefeito da cidade, Jean-Philippe Pousset, que foi uma das pessoas que assinou o texto, os cidadãos que ficam parados nas ruas são um incômodo para os moradores da região. “A presença em determinadas ruas, praças, locais públicos e vias privadas abertas ao tráfego público de grupos que apresentam comportamento perturbador, provocador ou obstrutivo”, diz o vice.

De acordo com Pousset, esses indivíduos estão, geralmente, sob efeito de álcool e acabam atrapalhando a circulação dos pedestres. A cidade tem pouco mais de 50 mil habitantes e é mundialmente conhecida pelo Festival de Quadrinhos. No município, a festividade atrai diversos turistas que vão ao centro histórico, que está localizado em uma cidade medieval construída em um morro próximo às margens do rio Charente.

Pousset é categórico em dizer que o decreto “gerencia a ocupação pacífica do espaço público”. A fala foi dada em entrevista à rádio France Bleu La Rochelle. “Há 200 deles em Angoulême e eles causam muitos problemas: bebem apesar de haver um decreto contra o álcool, muitas vezes têm cachorros e são violentos.”

“Mude ou saia, ou comporte-se de forma diferente”, diz o vice-mandatário sobre como a lei é vista. A multa de 35 euros é dada na primeira vez, sendo aumentada para 150 euros nos casos de reincidência.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora