Connect with us

Diamantino

Prefeitura de Diamantino anuncia força-tarefa de combate à dengue

Publicado

em

A Prefeitura de Diamantino dará início, na próxima sexta-feira (03.03) a uma força-tarefa para combater os focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Equipes de todas as secretarias que compõem a administração municipal intensificarão as ações para retirar lixo e entulhos onde podem conter possíveis criadouros de larvas e mosquitos, além de fiscalizar e orientar os moradores sobre prevenção, cuidados e como buscar atendimento em caso de suspeita da doença. 

A campanha foi definida durante reunião conduzida pelo prefeito Dr. Manoel Loureiro e a Secretária Municipal de Saúde Marineze Meira, na manhã desta sexta-feira (24.02), no gabinete e contou com a presença dos secretários municipais que comandam as demais pastas da gestão. 

O prefeito Dr. Manoel ressaltou que a manutenção da limpeza urbana e das propriedades particulares é uma questão de saúde pública e que merece ser tratada com prioridade. Determinou que seja disponibilizado todo aparato necessário para uma ação rápida e eficiente que diminua a incidência de casos da doença na cidade, mantendo as pessoas protegidas. 

“Para que o trabalho tenha resultado é muito importante que todos compreendam a importância de manter seus terrenos e quintais limpos, seguir as recomendações sobre os cuidados necessários. Vamos ajudar nessa missão a fim de frear o avanço da doença na nossa cidade”, frisou o gestor. 

De acordo com a secretária Marineze, as ações  serão executadas inclusive nos finais de semana nos bairros da cidade, começando pelo Bairro da Ponte e, em seguida, seguem para as demais localidades. Para a eficiência dos serviços é imprescindível a colaboração dos moradores que deverão realizar a limpeza de seus lotes com o objetivo de dar a destinação correta do lixo. 

“Esta é a medida mais eficaz para eliminar os focos de mosquito da dengue e com isso evitar a proliferação da doença. Tivemos aumento considerável nos casos e vamos agir para resolver o problema. O esforço conjunto dos servidores municipais com a ajuda da população vai, com certeza, oportunizar o sucesso desse enfrentamento”, declarou a titular da saúde. 

Participaram da reunião os secretários Gilson da Silva (Assistência Social), Edinho Beia (Infraestrutura), Rose Carris (Educação), Nilda Martins (Administração), Marineides Nogueira (Fazenda), Ricardo Batista (Cidades e Meio Ambiente), Edson da Silva (Agricultura), o superintendente de gestão minicipal Edvaldo Carnaúba, a coordenadora de Cultura e Turismo Raquel Pinho e o coordenador de Esporte e Lazer Avelino Bezerra e a assessora pedagógica Rosangela Ferreira. 

O Setor de Vigilância em Saúde e Combate a Endemias disponibilizará o cronograma completo, contendo os horários e locais, onde serão realizadas as ações que serão veiculados nos meios de comunicação local.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Diamantino

Secretaria de Educação realiza mostras pedagógicas do Programa “A União Faz a Vida”

Publicado

em

Por

O “Programa A União Faz a Vida” vem impactando milhares de crianças nesses sete anos de parceria entre a Prefeitura de Diamantino, por meio Secretaria de Educação e a Cooperativa Sicredi Ouro Verde – MT.

Uma iniciativa que trabalha o desenvolvimento educacional de crianças que estão na primeira infância. Através de uma dúvida gerada pelo próprio aluno, o programa busca explorar o conteúdo de formas diferentes, aplicando histórias, pesquisas externas e a prática.

Os projetos são desenvolvidos em salas de aulas do município e se tornaram uma oportunidade de estimular a curiosidade e protagonismos dos pequenos.

De acordo com a pasta, a mostra pedagógica de 2024 vem sendo realizada nas unidades escolares desde o mês de julho. Ao todo 128 projetos são desenvolvidos até o final do ano e aproximadamente 2500 crianças com idades entre 0 e 10 anos assistidas por meio do programa.

A coordenadora local do programa, Ana Rose Augusto, destacou o impacto gerado na sala de aula e a importância do envolvimento de todos para o sucesso do programa.

“Notamos o quão as crianças ficam empolgadas com o projeto, elas buscam, perguntam e se maravilham conforme vão aprendendo sobre o assunto.”

Ela completou: ‘Um feito que só é possível com o envolvimento de todos: dos professores, TDI’S (Técnicos de Desenvolvimento Infantil), das gestoras escolares e da própria família.”

A responsável por um aluno, Noemi Menezes, da Escola Municipal Castro Alves da área rural Caeté, participou do projeto “Horta Familiar” que envolve o cultivo de verduras para os alunos e compartilhou a experiência de viver o programa de perto.

“Foi muito gratificante participar do projeto e com algo que trabalho. Vejo o quanto foi importante trazer nossas crianças para o cenário da alimentação e natureza que contribuiu no resgate da boa relação entre o ser humano e uma alimentação mais saudável.”

Ela ainda completou: “Ver as crianças aprendendo de onde vem os vegetais, acompanhar elas participando do cultivo até a colheita e toda alegria de olhares curiosos e maravilhados envolvidos com o processo não tem preço.”

O aluno, Adryan Xavier, de 5 anos, do Pré II do Centro Municipal de Educação Infantil Carmen Vieira, falou sobre sua experiência ao participar do projeto desenvolvido em sala de aula.

“Eu gostei de aprender como plantar, ver as sementes e eu visitei uma horta profissional. A nossa horta cresceu, comemos as verduras que plantamos e estou muito feliz por isso. Foi muito legal o projeto.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora