Connect with us

MUNDO

Presidente da Coreia do Sul faz visita surpresa à Ucrânia neste sábado

Publicado

em

Yoon Suk-yeol
Reprodução/Flickr – 06.07.2022

Yoon Suk-yeol

Neste sábado (15), o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, fez uma visita surpresa à Ucrânia, sendo a primeira ida dele ao país desde que assumiu o cargo. Durante a tarde, ele deve se encontrar com o ucraniano Volodymyr Zelensky para discutir um possível envio de armas ao país

Yoon Suk Yeol esteve em Bucha neste sábado, local que foi palco de um massacre no ano passado pelas tropas russas. Ele também visitou Irpin, que foi alvo de mísseis.

Embora a Coreia do Sul seja o nono exportador mundial de armas, desde o início do conflito na Ucrânia, forneceu apenas ajuda humanitária ao país. Ela também vendeu tanques e peças de artilharia à Polônia, que é um dos principais aliados de Kiev.

O governo sul-coreano tem a política de não fornecer armas para regiões de conflito, como é o caso da Ucrânia. Apesar disso, os Estados Unidos, países da Europa e os próprios ucranianos já fizeram diversos pedidos para que a Coreia do Sul abrisse uma exceção.

O encontro entre os líderes neste sábado, então, deve focar nesta discussão, segundo informações da agência de notícias AFP .

Os pedidos à Coreia do Sul se devem ao fato de o país produzir grande volume de artefatos compatíveis com o armamento da Otan, incluindo munições de artilharia, que são utilizadas em combates.

No ano passado, Seul indicou que poderia fornecer armamento à Ucrânia caso ataques a civis começassem a ser registrados. Em maio, no entanto, desmentiu as informações de que já estaria organizando a entrega de foguetes aos ucranianos, reafirmando a posição de não fornecer armas letais.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora